terça-feira, 21 de junho de 2011

Estatuto da Carreira Docente com alterações de pormenor



A proposta de Estatuto da Carreira Docente que esteve a ser negociada entre a Secretaria Regional da Educação e Formação e os sindicatos de professores, vai ser alvo de algumas alterações de pormenor.

O anúncio foi feito pela Secretária Regional da Educação e Formação, após ter sido realizada, a pedido do Sindicato Democrático dos Professores dos Açores, uma reunião suplementar de negociação.

Em declarações aos jornalistas, Cláudia Cardoso referiu que “o que foi feito foi a tentativa de clarificação de alguns conceitos e de introdução de alguma explicitação, mas não houve revisão de fundo em nenhuma das matérias”.

A Secretária Regional salientou que “houve sim, acertos pontuais, que nós acolhemos” como no caso do pedido de que na avaliação de professores, “a qualquer momento o presidente do Conselho Executivo pudesse fazer a delegação de competências, no caso da observação de aulas, noutro professor ou no coordenador de departamento”, e não apenas no início do processo.

Cláudia Cardoso referiu ainda outros exemplos como a solicitação de que o pedido de “ muito bom e excelente fosse feito em requerimentos autónomos e separados”, a que a tutela também acedeu.

Também a nível dos horários “o que se fez foi explicitar ainda mais o que já estava na proposta, aquilo que se pretende”, adiantou a Secretária Regional, para que “que os professores ao nível do primeiro ciclo e pré-escolar tenham as 25 horas semanais e também ao nível do segundo, terceiro ciclo e secundário tenham as 22 horas” explicitando na legislação e tornando mais claro “o que é que se entende por segmento e por cada um destes conceitos, no sentido de clarificar”.

Cláudia Cardoso ressalvou no entanto que “não foram acertadas alterações de fundo porque senão teríamos chegado a acordo. E esse acordo não foi atingido”.



GaCS/HB

Sem comentários: