quarta-feira, 22 de junho de 2011

Fundação Ilídio Pinho distingue trabalhos de escolas açorianas





Três dos cinco trabalhos realizados por escolas açorianas e candidatados pela Direcção Regional da Educação e Formação ao Prémio Fundação Ilídio Pinho, foram distinguidos.

Num total de 18 projectos a concurso no 1º Escalão (educação Pré-Escolar), o projecto GÉNESIS, apresentado pela Divertiláxia, ficou classificado em 3º lugar ao qual corresponde um prémio de 2.500 euros. O projecto A Vida e a Água, da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, ficou neste escalão em 6º lugar.

Já no 2º Escalão (1º ciclo do Ensino Básico), num total de 21 projectos, o trabalho O Nosso (Des)envolvimento Sustentável, apresentado pela Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, classificou-se em 5º lugar, tendo sido atribuída uma menção honrosa, por unanimidade, no valor de 1.500 euros.

No 3º Escalão (2º e 3º ciclos do Ensino Básico), o júri nacional também reconheceu o projecto Nanotecnologia: As propriedades da Folha de Inhame dos Açores, apresentado pela Escola Básica e Secundária de Santa Maria, com uma menção honrosa no valor de 2.250 euros. Este escalão contou com 23 projectos a concurso, tendo este projecto da EBS de Santa Maria conseguido o 6º lugar.

Relativamente ao 4º Escalão, e num total de 16 projectos a concurso, o projecto Ecologia das Nascentes Termais do Vulcão do Fogo, da Escola Secundária da Ribeira Grande, classificou-se em 11º lugar.

O Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” foi criado por iniciativa da fundação com o mesmo nome, no ano de 2002, tendo sido na altura estabelecida uma parceria com o Ministério da Educação. A partir da 3ª Edição (2004-2005) o Banco Espírito Santo associou-se ao projecto, atribuindo um prémio pecuniário destinado apoiar o desenvolvimento dos melhores projectos apresentados pelas escolas a uma 1ª Fase do Prémio, intitulado “Concurso de Ideias”.

O Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” é um concurso anual ao qual podem concorrer todas as escolas, abrangendo as crianças e jovens desde o pré-escolar ao ensino secundário. Este prémio pretende estimular o interesse dos alunos pelas ciências exactas e para as novas tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente pela matemática, física, química e biologia.

Os projectos devem ter um carácter eminentemente prático que envolvam os alunos em experiências e trabalhos de grupo, permitindo-lhes conhecer e apreciar a importância do conhecimento e do método científico nas suas actividades futuras.

A publicitação, acompanhamento pedagógico e avaliação dos projectos concorrentes a este Concurso está a cargo das Direcções Regionais de Educação que, dentro da sua área geográfica, seleccionam os melhores projectos da 1ª fase (Concurso de Ideias), a quem o BES atribui o Prémio de Participação para ajuda ao seu desenvolvimento e ainda os projectos candidatos ao Prémio Final, atribuído pela Fundação Ilídio Pinho.

Em cada escalão são atribuídos prémios pecuniários aos 3 primeiros classificados. Os prémios destinam-se a apoiar a prossecução das actividades dos projectos premiados, sobretudo na aquisição de equipamento laboratorial.


GaCS/HB

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