sábado, 25 de junho de 2011

Obesidade infantil: rastreio ao 5º ano de escolaridade com resultados satisfatórios



Os resultados do rastreio à obesidade aos alunos do 5º ano mostram que a Região apresenta valores similares aos existentes no continente, sendo ligeiramente superiores no caso do sexo masculino mas inferiores no sexo feminino.


O estudo abrangeu 2.198 alunos, de 157 turmas de todas as escolas da Região, tendo sido detectadas, nesse universo, 416 crianças com excesso de peso e 342 com obesidade, que foram encaminhadas para consultas de especialidade.
A comparação destes valores indica que, nos Açores, os casos de peso e obesidade, representam, para o sexo masculino, uma taxa de 31,9%, quando no continente é de 29,4%, no entanto, os valores referentes ao sexo feminino apresentam uma taxa de 33,7% para o conjunto do país, enquanto nos Açores é apenas de 30,1%.
Estes dados foram divulgados, hoje, pelo secretário Regional da Saúde, na sessão de abertura do fórum “Obesidade Infantil – Epidemia do século”, promovido pelo Projecto de Promoção de Estilos de Vida Saudáveis do concelho de Nordeste.
Apesar dos resultados do rastreio serem “bastante satisfatórios”, Miguel Correia considera que é importante continuar a trabalhar.
Nesse sentido enalteceu a iniciativa promovida pelo centro de saúde de Nordeste dedicada a esta problemática tão preocupante na humanidade nos dias de hoje e por constituir mais um meio de dar visibilidade à aposta do governo regional de promoção de estilos de vida saudáveis.
O Secretário da Saúde destacou, de igual modo, as actividades desenvolvidas no âmbito do Programa Regional de Saúde Escolar. No primeiro e segundo trimestre foram realizadas cerca 800 acções em todas as escolas e centros de saúde da Região, como a elaboração de ementas saudáveis, conferências sobre variados temas, corridas da saúde, teatro sobre temáticas relacionadas com a alimentação saudável e comemorações dos dias mundiais dedicados às temáticas da saúde
No âmbito do mesmo programa foram ainda realizados rastreios de saúde oral, da hipertensão, da glicemia, da audição e da visão.
Sublinhou também a importância do campo de férias que o Centro de Saúde de Nordeste, está a preparar para o próximo mês de Agosto, em colaboração com a corporação de bombeiros local, com a participação de alunos do concelho e de outras localidades, com várias actividades destinadas a sensibilizar para estilos de vida saudáveis, mas apelou às famílias para que se empenhem também nesta luta. “Não podem ser apenas os centros de saúde, as escolas e as autarquias”, disse Miguel Correia.
A primeira medida tomada com vista a combater a obesidade foi a contratação de nutricionistas para todos os centros de saúde da Região, com vista a assegurar, por esta via, que todas as crianças possam ter acesso a uma consulta de nutrição e que se possam desenvolver acções de sensibilização e acompanhamento de todos os cidadãos.
A secretaria da Saúde tem também apoiado, a compra de equipamento desportivo de rua, como aconteceu na Ribeira Grande e nas Portas do Mar, para que as pessoas tenham cada vez mais oportunidade de fazer exercício físico.
Miguel Correia sublinhou que esta é uma aposta do governo regional no sentido de cultivar e difundir estilos de vida saudável, para que possamos ter crianças mais saudáveis, populações com menos problemas de saúde e para que os açorianos possam viver com melhor qualidade de vida.



GaCS/RC

Sem comentários: