sexta-feira, 17 de junho de 2011

Regata assinala este sábado 25.º aniversário da Marina da Horta



Uma prova de vela de cruzeiro assinala este sábado o 25.º aniversário da Marina da Horta, numa iniciativa conjunta da Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental (APTO), S.A. e do Clube Naval da Horta.

Integrada no campeonato da ilha do Faial daquela modalidade, a “Regata da Marina da Horta” tem a sua largada agendada para as 14 horas e é aberta a todas as classes de veleiros, nacionais e estrangeiros, desenvolvendo-se no Canal Faial/Pico com um traçado em forma de triângulo e um perímetro estimado em cerca de 10 milhas náuticas.

A competição é já habitual no calendário de provas de vela de cruzeiro na ilha do Faial e este ano integra as comemorações, que se desenvolvem durante os próximos meses, das bodas de prata daquele que se afirmou no último quartel do século XX como um dos principais portos de recreio náutico para a vela oceânica do Oceano Atlântico Norte e, mesmo, em todo o mundo.

Presentemente com 300 postos de amarração, a Marina da Horta foi aberta às embarcações de recreio em 1986, tendo sido ampliada em 2001/2002.

Desde a sua inauguração e até ao final de 2010, deram entrada na Marina da Horta um total de 26.924 embarcações – só o ano passado foram 1.098 –, as quais transportaram 100.603 tripulantes das mais variadas nacionalidades.



GaCS/FG/APTO

Sem comentários: