terça-feira, 28 de junho de 2011

Reuniões entre Secretária da Educação e Formação e sindicatos de professores com “saldo positivo”



A Secretária Regional da Educação e Formação considera que as reuniões negociais com os sindicatos de professores dos Açores, que tiveram lugar esta terça-feira, foram profícuas, tendo por isso um “saldo positivo”.~


Cláudia Cardoso afirmou aos jornalistas que foram clarificados “alguns aspectos que precisavam de estar mais claros na proposta em vigor”.
A governante revelou que o concurso interno e externo para colocação de professores passará a ser realizado de quatro em quatro anos, mas tanto a contratação como o concurso por afectação serão realizados todos os anos.
A Secretária Regional da Educação e Formação salientou que a realização anual do concurso interno e externo “já não se justifica, atendendo a que nós neste momento, temos no sistema educativo regional, em muitos casos, o dobro de docentes do que as turmas que existem”.
Cláudia Cardoso precisou que se for feito “um rácio absoluto, com a turma padrão e o número de docentes, teríamos em muitos casos, o dobro de docentes. Isto significa que temos docentes suficientes no sistema. O que precisamos de fazer é uma redistribuição e uma melhor operacionalização destes recursos, atendendo, é certo, às limitações que por exemplo, as ilhas mais pequenas têm, em que não é possível atender à turma padrão”.
Já “naquelas em que é possível, e que são a maioria delas, temos de facto que alocar esses recursos e fazer com que eles tenham efectivamente outro papel. Não precisamos de ter mais professores, precisamos de alocá-los no momento certo e às actividades que precisamos. E é isso que vamos fazer”, disse Cláudia Cardoso.



GaCS/HB

Sem comentários: