sábado, 16 de julho de 2011

Açores são a região do país com melhores indicadores na agricultura





Os Açores são, segundo as conclusões dos últimos censos na área da Agricultura, a região do país com melhores desempenhos e com indicadores de maior sustentabilidade, o que permite ao sector estar melhor preparado para vencer os desafios futuros.

Declarações do Secretário Regional da Agricultura e Florestas na sessão de inauguração da Feira Agrícola de São Jorge onde destacou o trabalho realizado pelos agricultores açorianos e as várias acções que o Governo dos Açores tem promovido e que visam manter esta actividade com os níveis de rendimento e competitividade necessários para enfrentarem as várias situações dos mercados.

Noé Rodrigues destacou ainda as capacidades dos agricultores açorianos que “têm investido na melhoria do estatuto sanitário e na qualidade do efectivo pecuário e na modernização das suas explorações agrícolas”.

O governante anunciou ainda, a assinatura de um protocolo com as associações de agricultores de São Jorge, que permite a disponibilização de um terreno e da elaboração de um projecto para construírem as suas sedes e para desenvolverem cada vez melhor os serviços prestados aos agricultores locais.

A feira agrícola de São Jorge conta com uma exposição de 180 animais demonstrando o melhor da genética animal que a ilha produz com destaque também, para as exposições de animais e os concursos pecuários que são uma acção fulcral para a evolução e modernização da agro-pecuária regional, com impacto directo no aumento da produtividade, da qualidade do produto regional e do progresso e crescimento económico do sector agrícola.

Na vertente da diversificação agrícola, apresentam-se também em exposição e concurso os produtos hortícolas, frutícolas, florícolas e mel, bem como um concurso e provas de vinhos da experimentação agrária, efectuada pelos serviços de desenvolvimento agrário.

A feira também proporciona aos visitantes, uma exposição de dinâmica agro-comercial e agro-alimentar, bem como um programa lúdico com grupos e artistas regionais com actuações de filarmónicas e de grupos folclóricos de São Jorge.

A feira é uma iniciativa do Governo dos Açores e conta com a colaboração das associações agrícolas de São Jorge e de toda a envolvente rural, comercial e cultural daquela ilha, pretendendo funcionar também como uma oportunidade e ponto de encontro para produtores, técnicos e comerciantes e para valorizar a cultura açoriana.



GaCS/MS

Sem comentários: