terça-feira, 26 de julho de 2011

'Arquipélago' vai expor obras de arte contemporânea da FLAD





O projecto cultural Arquipélago, que será desenvolvido a partir da instalação de um Centro de Arte Contemporânea no edifício da antiga fábrica do álcool da Ribeira Grande – nas palavras do Director Regional da Cultura – “passará a poder contar com a colaboração da Fundação Luso-Americana (FLAD), com base numa colecção de obras de arte contemporânea.”

Com efeito, um protocolo celebrado no passado dia 20 de Julho, entre a Direcção Regional da Cultura e a Fundação Luso-Americana, vai permitir a realização de exposições de arte contemporânea nas várias ilhas dos Açores já a partir do próximo ano.

Deste modo, a Direcção Regional da Cultura pretende implementar o funcionamento deste projecto, de dimensão regional, embora fisicamente venha a ser sediado na cidade da Ribeira Grande, em S. Miguel.

Segundo o Director Regional da Cultura, “o protocolo de cooperação agora celebrado representa para a Região mais um passo no sentido da abertura dos Açores à cultura universal, permitindo o contacto do público e dos criadores açorianos com obras consideradas das mais relevantes no contexto da criação artística contemporânea em Portugal”.

Jorge Paulus Bruno, Director Regional da Cultura e Mário Mesquita, Administrador da FLAD assinaram o acordo, em representação das duas entidades.

Ao longo dos últimos vinte anos, a colecção de arte contemporânea da FLAD tem desempenhado um papel relevante na promoção artística portuguesa e já foi objecto de várias exposições nacionais e no estrangeiro.

Esta cooperação assegura também a continuidade de acções já anteriormente realizadas entre a DRaC e a FLAD, com destaque para as mostras de arte que se realizaram em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.



GaCS/DRaC

Sem comentários: