sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ciclo de sessões técnicas da Directiva INSPIRE terminam com investigadora italiana





A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos promoveu mais uma sessão técnica no domínio da Directiva Inspire - Infra-estrutura de Dados Espaciais interactiva dos Açores.

A última sessão, que decorreu em Ponta Delgada, contou com a presença da professora Paola Carrara, da Região de Milão, Itália, que deu conta da sua experiência e da realidade italiana na implementação da directiva comunitária.

Com as diversas reuniões técnicas, que decorreram em S. Miguel, Terceira e Horta, pretendeu-se fazer um ponto de situação do trabalho já desenvolvido pelas entidades com responsabilidades na implementação da Directiva. Foi igualmente abordada a temática GMES (Global Monitoring for Environment and Security), cujos dados são classificados de acordo com o INSPIRE.

A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, como ponto focal nacional para a implementação da directiva, tem preparado as condições, por via das sessões técnicas e da plataforma electrónica de apoio (
http://www.ideia.azores.gov.pt/), possibilitando à criação e disponibilização de metadados de acordo com as suas áreas de competência, utilizando o gestor de metadados criado para o efeito – GEMA.

Recorde-se que este ciclo sessões técnicas explicativas da Implementação da Directiva Comunitária INSPIRE na Região começou em Abril, cujas sessões pretendem dar resposta à aplicação da Directiva na Região que é da responsabilidade de todos organismos responsáveis nessa matéria.

Nas várias sessões realizadas em S. Miguel, Terceira e Faial, contou-se com a participação de inúmeras entidades públicas e privadas da Região, encontros onde foram abordados diversos temas, nomeadamente o enquadramento nos Açores do Sistema Regional de Informação Geográfica; as regras de aplicação da Directiva INSPIRE; os Metadados (Gestor de Metadados dos Açores - GeMA); Modelos de Dados; e ainda Anexos e Temas.

No conjunto das 6 sessões estiveram presentes 250 participantes.


GaCS/VS

Sem comentários: