segunda-feira, 18 de julho de 2011

Futuro dos Açores passa por uma economia mais verde e menos mercado de carbono





A Universidade dos Açores (UAç) continua a ser um dos parceiros privilegiados do Governo Regional “na caminhada de grandes projectos, como o Green Island - que pretende garantir a auto-sustentação energética da Região -, mas também em outros que, de algum modo, querem fundar a nossa economia verde associada à substituição do mercado do carbono”, sublinhou hoje o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.

José Contente, que presidiu à sessão de abertura do Curso Internacional no âmbito da Energia, Ambiente e Sustentabilidade, referiu que é com agrado que o Governo Regional se associa ao evento, acrescentando que “nós estamos, este ano, a apoiar 34 eventos similares, com a UAç, um investimento bastante significativo, na ordem dos 360 mil euros, o que demonstra a proximidade e o investimento permanente do Governo num quadro de atenção à emergência de novos desafios do nosso futuro colectivo".

O governante despertou a atenção dos presentes para as virtualidades do projecto europeu Galileu, que através do GMES (Global Monitoring for Environment and Security), tem grandes potencialidades no futuro na monitorização ambiental.

O Governo dos Açores entende o GMES como projecto estratégico da União Europeia e, após o GALILEO, é o segundo grande desafio em termos espaciais. O GMES inscreve como requisitos uma gestão de desenvolvimento sustentável e a necessidade de melhorar a monitorização a nível europeu e global, nomeadamente, ao limiar de utilização dos recursos naturais, optimizando a sua gestão e garantindo a segurança dos cidadãos. “Estes são objectivos que os Açores procuram no âmbito regional e no quadro da comunidade europeia”, sublinhou o Secretário Regional.

O Curso Internacional, que decorre de hoje a 21 de Julho na Universidade dos Açores,
envolve o estudo de casos na aplicação de princípios de sustentabilidade e prática de boa gestão em matéria de energia e recursos naturais e, como tem afirmado o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, “com a estratégia de atender ao limiar de utilização dos recursos e à optimização da sua gestão".



GaCS/VS

Sem comentários: