sexta-feira, 22 de julho de 2011

Governo apresentou Projecto de Ordenamento Florestal do Baldio do Corvo





A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas vai avançar com o ordenamento florestal do baldio do Corvo que terá como área de incidência, um total de 225 hectares, permitindo a prática do pastoreio ordenado, bem como a sua compatibilização com a protecção e gestão dos recursos hídricos da ilha.

O projecto foi apresentado durante a realização do Dia do Agricultor do Corvo e contou com a presença do Secretário Regional da Agricultura e Florestas.

Os objectivos primordiais deste projecto apresentado pelo Governo dos Açores passam por uma estruturação da paisagem com vista ao futuro ordenamento da actividade
agro-pecuária, o aumento da produção forrageira em quantidade e qualidade e a promoção do bem-estar animal

Com esta iniciativa vai ser também possível controlo o regime de escoamento torrencial nas linhas de água, aumentar a capacidade de intercepção de precipitação e seu armazenamento e a redução dos fenómenos erosivos e da perda de solo

Segundo o levantamento efectuado pela Direcção Regional dos Recursos Florestais, o Baldio da Ilha do Corvo ocupa uma área aproximada de 637 hectares, estendendo-se desde a altitude dos 300 metros até ao ponto mais alto da ilha, no Morro dos Homens, com 720 metros.

Na ilha do Corvo foi ainda apresentado o projecto de construção do caminho agrícola do Fundão que terá uma extensão de 360 metros ligando o caminho actualmente existente à Estrada Regional do Caldeirão.

Os trabalhos vão consistir do alargamento da faixa de rodagem (de 2,5 para 4 metros), construção do piso em betão de cimento numa extensão de 322 m e construção de muros de suporte e vedação.

Esta obra beneficiará directamente 30 explorações agro-pecuárias e uma área de 100 hectares de pastagem, num investimento público de cerca de 400 mil euros.


GaCS/MS

Sem comentários: