terça-feira, 26 de julho de 2011

Governo assina amanhã a consignação da empreitada de construção do Arquipélago-Centro de Artes Contemporâneas





Será assinado amanhã, dia 27 de Julho, pelas 11h30, nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, o Auto de Consignação da Empreitada de Construção do “Arquipélago” – Centro de Artes Contemporâneas”, cujos intervenientes são o Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, e a Empresa Sá Machado.

Segundo o Director Regional da Cultura “o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas dos Açores, para além de um espaço de exposições será também um núcleo de fruição cultural, porque suscitará certamente uma nova dinâmica no contexto da criação cultural. As suas raízes pretendem alcançar, ao contrário de um simples museu, e através das dinâmicas de intercâmbio e interacção com o exterior, o espaço imensurável que a Cultura e a Arte ocupam no Mundo, proporcionando, deste modo, as relações dos Açores com os movimentos e tendências criativas contemporâneas”.

O projecto “Arquipélago” vai ser desenvolvido a partir da instalação de um Centro de Artes Contemporâneas no edifício da antiga Fábrica do Álcool da Ribeira Grande, em S. Miguel e permite, não só a criação de novos espaços a partir de novos corpos a edificar, mas também a reabilitação daquele valioso património no domínio da arqueologia industrial.

Esta empreitada foi objecto de um concurso público internacional, a partir do qual foi adjudicada à empresa Sá Machado e Filhos, S. A., pelo valor de 11 890 000,00€, com um prazo de execução previsto de 18 meses.


GaCS/DRaC/SF

Sem comentários: