segunda-feira, 25 de julho de 2011

Governo assina protocolo com a Câmara Municipal da Figueira da Foz para depósito de objectos museológicos na Casa Manuel de Arriaga





O Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, assinou este mês um protocolo de cooperação com a Câmara Municipal da Figueira da Foz.

O protocolo, que foi outorgado pelo Director Regional da Cultura, Jorge Paulus Bruno e pelo Presidente da Câmara da Figueira da Foz, João Albino Ataíde das Neves, tem por objectivo o depósito de objectos museológicos, propriedade do Museu Municipal Santos Rocha, da Figueira da Foz, na casa Manuel de Arriaga, Horta, que será um espaço de evocação da memória do seu patrono e dos ideais e valores da República.

Entre as peças que serão cedidas para estarem expostas na Casa Manuel de Arriaga, destaca-se a máscara mortuária de Manuel de Arriaga, da autoria de António Augusto da Costa Mota (Tio), em gesso, datada de 1917. Esta máscara mortuária terá sido provavelmente usada como matriz para a produção do busto de Manuel de Arriaga de Simões de Almeida, que se já encontra em depósito no futuro equipamento cultural da cidade da Horta.

Constam também da lista de espólio apensa ao protocolo, duas medalhas com o retrato de Manuel de Arriaga, uma da autoria de Romão Júnior, de 1912, em barro e outra de Baltazar, em bronze.

Recorda-se que a Casa Manuel de Arriaga é um imóvel originário do séc. XVIII, que foi a residência permanente da família Arriaga e onde esta ilustre figura faialense viveu a juventude.

Actualmente este imóvel está a ser intervencionado com base num projecto de reabilitação, por iniciativa da Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, após o que será instalada uma exposição sobre a figura de Manuel de Arriaga, estando a sua abertura ao público prevista até ao final do corrente ano.



GaCS/DRaC/SF

Sem comentários: