sexta-feira, 29 de julho de 2011

Governo empenhado no apoio à actividade exportadora regional





O Vice-presidente do Governo dos Açores reafirmou, na noite desta quinta-feira, o empenhamento do Governo no apoio às empresas com capacidade exportadora, como forma de combater os efeitos negativos da conjuntura internacional adversa para a Região.

Em declarações aos jornalistas, à margem de uma conferência que proferiu no âmbito das comemorações do 159º aniversário da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, Sérgio Ávila precisou que “o grande desafio que se coloca é o apoio a todo o sector exportador da Região, de forma a que este consiga reforçar a sua competitividade no mercado nacional e em outros mercados”.

A conquista de novos mercados é essencial para “alargar a nossa capacidade de produção e o escoamento dos produtos e serviços”, insistiu o governante.

Já na conferência que proferiu, perante uma plateia com mais de uma centena de empresários, Sérgio Ávila sintetizou os desafios que se colocam à economia açoriana em nove pontos, um dos quais se prende, precisamente, com o aumento da competitividade da estrutura produtiva exportadora.

Outro aspecto que considerou fundamental é a incorporação de maior valor acrescentado na estrutura produtiva regional, melhorando o ratio entre as exportações e as importações.

Ainda com o objectivo de reduzir as importações, Sérgio Ávila preconizou a dinamização do mercado interno, incutindo-lhe maior dimensão e reduzindo o custo da circulação interna de pessoas e bens.

Um quarto ponto que indicou refere-se à aposta em medidas que minimizem os factores negativos para a Região resultantes da conjuntura externa.

O Vice-presidente destacou ainda a importância, para se conseguir este objectivo, de criar condições para o emprego de uma “geração qualificada”.

A redução dos custos de insularidade, para aumentar a rentabilidade das empresas, o desenvolvimento do potencial económico do mar, reforçando uma economia marítima, a contínua melhoria da qualidade educativa e formativa, “rumo à excelência”, e a criação de condições de sustentabilidade do sector público da Saúde, melhorando a qualidade e a acessibilidade são outros pontos fundamentais identificados pelo governante.



GaCS/FA

Sem comentários: