sexta-feira, 29 de julho de 2011

Governo Regional enaltece parceria entre entidades públicas e a instituições de crédito





O Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, considerou, ontem em Ponta Delgada, de primordial importância a parceria entre a banca e as entidades públicas, sobretudo numa conjuntura económica como a actual.

O governante, que falava em representação do Presidente do Governo, na inauguração do primeiro balcão em São Miguel da Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo, realçou que foi dado mais um passo para uma caminhada no crescimento e sucesso da economia regional.

Na ocasião, Vasco Cordeiro destacou, que esta cooperação tem vindo a ter algumas manifestações visíveis, com o Governo Regional a criar em 2009 linhas de crédito de apoio às empresas regionais, constituindo a alavanca para as instituições financeiras se afirmarem no mercado.

A “Linha Açores Investe”, segundo disse, permitiu que o executivo partilhasse o risco com a banca de concessão de crédito às empresas, possibilitando, igualmente reduzir os custos financeiros para as mesmas.

Também as linhas de crédito destinadas a assegurar o pagamento entre empresas, bem como para fazer face ao pagamento de dívidas das autarquias às empresas, foram outros instrumentos de financiamento que abrangeram mais de 800 empresas açorianas, afirmou o Secretário Regional da Economia.

Contudo, esta parceria não se esgotou em 2009. Há pouco mais de um mês foram lançadas duas novas linhas de financiamento contratualizadas com nove instituições bancárias e que dão continuidade a esta profícua parceria, sublinhou Vasco Cordeiro.

Nesse enquadramento, considerou, ainda, que a abertura deste balcão representa a prossecução de uma estratégia delineada com segurança, responsabilidade e cautela desde 1979 e que hoje alcança um novo patamar, de consolidação a nível regional.

A terminar, o governante endereçou as maiores felicidades à Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo nesta nova fase que iniciou e também no desenvolvimento da sua actividade por todo o arquipélago dos Açores.



GaCS/LM

Sem comentários: