quinta-feira, 28 de julho de 2011

Níveis de segurança de voo dão "salto quântico" no grupo central do arquipélago





A infraestrutura de monitorização de radar do espaço aéreo hoje inaugurada no Aeroporto da Horta representa “um salto quântico nos níveis de segurança de voo de todas as aeronaves que operam nas ilhas do grupo central”.


A opinião é do Director Regional dos Transportes Aéreos e Marítimos, Nuno Domingues, que esteve presente esta tarde, em representação do Presidente do Governo, na cerimónia de inauguração das novas instalações da Torre de Controle do Aeroporto da Horta.

Segundo explicou Nuno Domingues, a partir de agora “os pilotos terão sempre a possibilidade de, em comunicação com a torre, saberem com exactidão o seu posicionamento”.

Esta é, sem dúvida, “uma melhoria muito significativa para a segurança de todos os que voam nestas ilhas, muitas vezes em condições meteorológicas adversas”, adiantou.

O Director Regional considerou ainda que a NAV Portugal “tem dado desde sempre uma atenção especial nos Açores”, já que “tem dotado a Região de todas as infraestruturas necessárias à prestação de um serviço de excelência ao apoio da navegação aérea”.

Para Nuno Domingues, a reabilitação do edifício da Torre de Controlo do Aeroporto da Horta, com extensão do sistema de gestão de tráfego aéreo já existente no Centro Oceânico de Santa Maria, “é mais um passo no caminho dessa excelência e o Governo Regional congratula a NAV por isso”.

Conforme sublinhou, as infraestruturas aeroportuárias são um dos “vectores essenciais do desenvolvimento da Região”, razão pela qual o Governo tem investido nessas infraestruturas para que a “qualidade de serviço aos passageiros e aeronaves seja também de excelência”.

Nuno Domingues lembrou, a propósito, que o executivo açoriano já investiu, desde 2000, cerca de 120 milhões de euros em diferentes infraestruturas aeroportuárias da Região.

A obra hoje inaugurada pela NAV Portugal no Aeroporto da Horta representa um investimento da ordem de 2,9 milhões de euros.

Para além da reabilitação do edifício da Torre de Controlo, o investimento contemplou também a extensão do sistema de gestão de tráfego aéreo do Centro de Controlo Oceânico de Santa Maria, com visualização radar e capacidade para novas tecnologias de vigilância, como o WAM (Wide Area Multilateration) e o ADS-B (Automatic Dependant Surveillance-Broadcast).

A introdução destas novas capacidades de detecção traduz-se, de acordo com a NAV Portugal, “num salto qualitativo bastante grande em termos de segurança de voo na Região, com especial importância para o tráfego local que terá benefícios consideráveis”.



GaCS/FG

1 comentário:

Anónimo disse...

Só falta essa tecnologia chegar ao Continente...