quarta-feira, 27 de julho de 2011

Novas regras para campos de férias aumentam qualidade





O aumento da qualidade das actividades e da segurança dos utentes é um dos principais objectivos da nova legislação aprovada para enquadrar o licenciamento dos campos de férias na Região.

Isso mesmo disse esta tarde, na Vila Nova, Praia da Vitória, o Director Regional da Juventude, numa comunicação subordinada ao tema Política de Juventude e Programa Férias Jovens, no âmbito de uma acção de formação de monitores de campos de férias, da responsabilidade da associação Olhar Poente.

Bruno Pacheco realçou o facto de o novo diploma estipular que só podem ser monitores dos campos de férias pessoas com o 12º ano e com formação profissional nas áreas abrangidas pelas actividades dos campos, enquanto que o cargo de Coordenador passa a exigir a habilitação de licenciado.

Outra novidade é o alargamento das idades para poder frequentar um campo de férias: até agora os utentes teriam de ter idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos, passando a haver dois escalões – 11/14 e 15/17 anos.

O Governo Regional, através da Direcção Regional da Juventude, apoia este ano o funcionamento dum número recorde de campos de férias, mais de 25, com um investimento global de 80 mil euros.

Proporcionar o desenvolvimento pessoal dos jovens, com favorecimento da autoconfiança, capacidade de iniciativa, criatividade e sentido crítico das responsabilidades é um dos objectivos destes campos de férias, que podem ser com alojamento ou apenas com actividades durante o dia.

Fomentar a educação cívica e a integração social dos jovens, através da participação e envolvimento em actividades culturais, desportivas e recreativas, promover o contacto directo com a natureza e o respeito pelo meio ambiente e incentivar o sentido de entreajuda e convivência, através da participação dos jovens em actividades domésticas da vida diária, são outros objectivos propostos.

As actividades dos campos de férias enquadram-se nas áreas do lazer desporto, saúde, ambiente, ciência, multimédia, cultura e património.






GaCS/FA

Sem comentários: