sexta-feira, 22 de julho de 2011

Palestra em Angra sobre espaços exteriores urbanos





O Director Regional da Cultura, Jorge Bruno, assistiu, hoje, em representação do Presidente do Governo, Carlos César, a uma palestra realizada em Angra do Heroísmo, sob o tema Os Padrões de Espaços Exteriores Urbanos.

A comunicação esteve a cargo de Sidónio Pardal, urbanista, arquitecto paisagista e engenheiro agrónomo, professor da Universidade Técnica de Lisboa, doutorado e com agregação em Planeamento do Território.

Aos jornalistas, numa síntese das ideias expostas, Sidónio Pardal disse o fundamental é que as pessoas usufruam com prazer dos espaços exteriores urbanos, em harmonia com o património edificado.

Deu como exemplo uma realidade que constatou na noite desta quinta-feira, em Angra do Heroísmo, onde encontrou muitas pessoas a conversar e a passear, usufruindo do jardim público ou de espaços onde estão instaladas esplanadas.

Sobre a cidade património mundial disse ser “um exemplo notável” de malha urbana e de alinhamento de fachadas “riquíssimas” e defendeu que não são necessárias grandes inovações arquitectónicas num conjunto deste género.

O palestrante desenvolve regularmente, na Universidade Técnica de Lisboa, uma actividade de docência e investigação no domínio do Planeamento Regional e Urbano e da Arquitectura Paisagista.

É autor, entre outras, de obras como o Parque da Cidade do Porto (distinguido pela Ordem dos Engenheiros, em 2001, como uma das 100 Obras de Engenharia do Século XX, em Portugal), o Parque da Cidade de Almada, o Parque Urbano do Rio Ul (São João da Madeira), o Passeio Marítimo de Oeiras, o Jardim Público do Entroncamento, o Jardim do Visconde da Luz, em Cascais, os Espaços Exteriores do Aeroporto Sá Carneiro, no Porto e o Parque Urbano e Zona Desportiva da Póvoa de Varzim.

O Director Regional do Desenvolvimento Agrário também esteve na plateia, maioritariamente composta por projectistas locais e estudiosos do património.



GaCS/FA

Sem comentários: