quinta-feira, 28 de julho de 2011

Reestruturação da rede escolar promove melhoria do ensino e bem-estar dos alunos





A Secretária Regional da Educação assegura que a reestruturação da rede escolar da região “em nada compromete o bem-estar destas crianças”, promovendo aliás “o seu desenvolvimento”.

Em reacção às declarações do PSD da Terceira, Cláudia Cardoso salientou que, com esta reestruturação, o governo pretende promover a “melhoria das condições de aprendizagem das crianças, para que possam estar integradas em verdadeiras turmas, dignas desse nome, e não em turmas demasiado pequenas e que condicionam quer o seu desenvolvimento, quer o seu sucesso escolar futuro”.

Por outro lado, a Secretária Regional referiu que a reestruturação visa “agrupar as crianças daquelas freguesias que tem a ver com a abertura de uma nova escola, como é o caso da Ferreira Drummond” mas também solucionar os casos “em que escolas de pequena dimensão justificam o seu encerramento, em virtude da necessidade de fazer com que passem a estar integradas em áreas escolares maiores, com outras condições quer pedagógicas, quer didácticas, rentabilizando recursos humanos que são essenciais ao seu funcionamento”.

Cláudia Cardoso considera que “só através de todos esses factores se pode garantir a qualidade e o acesso igual de todas as crianças ao sistema de ensino, para que progridam e tenham melhores resultados”.

Relativamente à EB1/JI da Conceição, a Secretária Regional lembrou que “o seu encerramento vem a ser estudado há vários anos. Desde 2005 pelo menos que há referências sobre a necessidade de encerramento desta escola”.

Cláudia Cardoso reafirmou que as crianças serão transferidas para outra escola com “muito melhores condições, que a Escola da Conceição não oferece neste momento, não se vislumbrando também nenhum investimento por parte da Câmara Municipal, na sua recuperação. Estamos a falar de uma distância de 500 metros, uma distância muito próxima, e de 83 crianças: 11 do pré-escolar e as restantes do 1º ciclo, sendo certo que muitas das matrículas que foram efectuadas nem sequer são de crianças dessa área de residência, o que significa que residem noutros locais e efectuaram a matrícula na Escola da Conceição”.

Por outro lado, a Escola da Carreirinha “reúne a possibilidade de se integrarem num espaço com recursos físicos melhores, e também a possibilidade de terem acesso a recursos humanos mais diversos”.

A todos os alunos foi também garantido “que seriam acompanhados pelo mesmo professor que tinham na Escola da Conceição”.

Por isso, disse Cláudia Cardoso “em nenhum momento está em causa o bem-estar das crianças. O que está em causa é garantir que a qualidade das aprendizagens” é garantida “num contexto promotor do sucesso educativo e com outra qualidade”.

Esta transferência, já vinha sendo planeada há bastante tempo “era conhecida, foi discutida quer com a associação de pais, quer também com a Câmara Municipal, quer ainda com a Unidade Orgânica, como manda a lei. Tudo foi feito dentro daquilo que a lei prevê, dialogando, falando e ouvindo obviamente as pessoas que também discordam desta decisão”, salientou a Secretária Regional.

Cláudia Cardoso referiu ainda que estas “decisões são difíceis mas são necessárias e quando são necessárias, o governo cá está para as tomar e para agir conforme o que entende que é o melhor para o sistema de ensino e sobretudo, o que é melhor para as crianças”.



GaCS/HB

Sem comentários: