quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cláudia Cardoso elogia apoio e promoção do desporto no concelho de Lagoa





A Secretária Regional da Educação e Formação enalteceu ontem todo o trabalho desenvolvido pela autarquia de Lagoa no apoio e promoção do desporto naquele concelho.

Cláudia Cardoso falava na inauguração do novo sintético do Campo de Jogos “Mestre José da Costa Leste”, onde salientou que a obra agora inaugurada vai proporcionar ao Santiago Futebol Clube melhores condições para que este possa apostar ainda mais no trabalho que tem vindo a desenvolver quer ao nível da formação desportiva de crianças e jovens quer também ao nível da competição.

“Estou certa”, disse “ que “ o Santiago Futebol Clube vai ter a capacidade de usufruir do renovado campo de jogos “Mestre José da Costa Leste”, que com a sua inauguração em 2002 constituiu, aliás, o primeiro campo da Ilha de São Miguel a ser dotado de um relvado sintético”, sendo agora “uma decisão acertada investir na renovação deste equipamento desportivo à disposição do clube. Um clube que conta já com quase meio século de existência, e que dispõe de um número significativo de atletas que praticam actividade desportiva distribuídos pelos vários escalões”.

Referindo-se ao caminho percorrido no incremento desportivo da Região, a Secretária Regional da Educação e Formação lembrou que de 11.920 atletas no desporto federado em 1995 passámos para 21.844 actualmente. Nos escalões de formação, dos 14.472 jovens entre os 8 e os 18 anos que praticavam desporto federado em 2003, passámos para 16.173 atletas, salientando que isso “ faz com que nos possamos orgulhar de ter hoje cerca de 9% da população açoriana a praticar desporto federado”.

Ao nível dos escalões de formação, Cláudia Cardoso lembrou que “a taxa de participação potencial era em 2010 de 38,75%, se apurássemos o número de atletas sobre a população potencial da Região”, acrescentando que o projecto das “Escolinhas do Desporto” tem demonstrado permanente vitalidade e crescimento, fazendo com que hoje existam já 410 núcleos na Região, triplicando os 125 existentes no arranque deste projecto no ano lectivo de 2001-2002”.

Neste espaço temporal, também ao nível dos indicadores do desenvolvimento desportivo açoriano até hoje, na região o número de clubes em actividades competitivas regulares passou de 201 para 250, subindo o número de praticantes federados de 15.905 para 22.000 e o número equipas em competições nacionais de 37 para 51 na presente época, tendo ainda aumentado em 50% o número de praticantes do sexo feminino.

O investimento no desporto cresceu sustentadamente e hoje está assegurado o valor de 12,5 milhões de euros no apoio directo à actividade dos escalões de formação nos clubes, para além dos 2,5 milhões de euros investidos no projecto “Escolinhas do Desporto” e do investimento qualitativo nas infra-estruturas desportivas.

A terminar a Secretária Regional da Educação e Formação salientou que o Governo dos Açores está determinado a prosseguir no caminho da criação de condições para que todos tenham acesso à prática desportiva, em instalações adequadas, racionalmente dimensionadas e dotadas dos equipamentos essenciais à prática desportiva. Sem megalomania nem sobredimensionamento.

“A obra no Campo de Jogos Mestre José da Costa Leste, que hoje inauguramos, é disso público e notório exemplo”, concluiu.



GaCS/HB

Sem comentários: