quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Esclarecimento da Secretaria Regional da Economia





Na sequência de afirmações públicas do PSD do Pico sobre uma ligação semanal entre o Pico e Lisboa a ser operada pela SATA-Internacional, vem a Secretaria Regional da Economia esclarecer o seguinte:

1- O PSD-Açores, e em particular o PSD da Ilha do Pico, chega tarde, a este assunto, como em tantos outros relacionados com o desenvolvimento das nossas Ilhas. Fá-lo a reboque de declarações públicas do secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro, a propósito da conclusão do processo de certificação do parque de combustíveis do aeroporto do Pico e após a divulgação de que o Governo dos Açores irá apresentar ao Governo da República uma proposta para novas Obrigações de Serviço Público para o transporte aéreo entre os Açores e o Continente.

2- Como é do conhecimento de todos, o desenvolvimento dos modelos de transporte na Região Autónoma dos Açores tem sido uma prioridade de sempre dos executivos do Partido Socialista. O reconhecimento da importância dos transportes na economia do arquipélago e, em especial, na das Ilhas da Coesão, tem motivado os diversos governos liderados por Carlos César a inscreverem nos seus planos avultados recursos para dotar todas as infra-estruturas relacionadas com as acessibilidades das condições de operacionalidade necessárias a um moderno sistema de transporte.

3- A Ilha do Pico não tem sido excepção a este enorme esforço e, em especial, no que concerne às infra-estruturas aeroportuárias. Na verdade, os Picoenses têm assistido ao longo dos mandatos do Governos do Partido Socialista ao melhoramento das respectivas instalações aeroportuárias, tais como: o alargamento e aumento da pista, a construção da aerogare, a construção de todas as infraestruturas de apoio à actividade aeroportuária e a instalação de todos os equipamentos de apoio à navegação. É por isso que o movimento de passageiros no aeroporto do Pico sofreu um incremento de cerca de 84%, dos 34.000 passageiros, desde que o PS assumiu funções governativas, para os actuais 62.000 passageiros.

4- A par do esforço político para desenvolver infraestruturas obsoletas e não adaptadas aos níveis de exigência da aviação, foi também um executivo PS que fez incluir nas Obrigações de Serviço Público, a gateway do Pico e a exigência do mínimo de um toque semanal naquela Ilha pela transportadora aérea responsável pela rota.

5- Assim, os Açorianos, e os Picoenses em particular, sabem que têm sido, e vão continuar a ser, os governos PS a assumir um papel impulsionador e liderante em matéria de acessibilidades na Região, por mais que o PSD-Açores, insista em querer fazer parecer o contrário aparecendo, apenas, na fotografia final.




GaCS/GM

Sem comentários: