sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Presidente do Governo saúda Banda Filarmónica da Mamarrosa



O Presidente do Governo dos Açores recebeu hoje, no Palácio de Sant´Ana, a Banda Filarmónica da Mamarrosa, do concelho de Oliveira do Bairro, constituída por 80 elementos.


A banda foi saudada às portas do Palácio de Sant´Ana por Carlos César e sua mulher, Luísa César, após a execução de uma marcha e de um número de agradecimento pela recepção. A banda foi muito aplaudida pelos inúmeros turistas que hoje aproveitaram uma belíssima manhã de sol para visitarem o Jardim do palácio.
O Presidente da Direcção da Banda Filarmónica, Arsélio Canas, o Maestro Fernando Lopes e os representantes da Junta de Freguesia da Mamarrosa ofereceram ao Presidente do Governo dos Açores uma placa evocativa da ocasião e um azulejo com a cópia do foral de Manuel I que criou o Concelho de Oliveira do Bairro, que integra actualmente o Distrito de Aveiro. Por sua vez, a banda recebeu a Medalha da Torre Autonómica e o livro do Palácio de Sant’Ana, autografado pelo Presidente do Governo e Senhora Luísa César. À Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e à Junta de Freguesia da Mamarrosa foi oferecido o livro "Açores em Vista Aérea". Os músicos da banda foram obsequiados com pins da Bandeira dos Açores.
A Banda Filarmónica da Mamarrosa deslocou-se aos Açores no âmbito de um intercâmbio com a Junta de Freguesia dos Remédios da Bretanha cujo Presidente, André Correia, também esteve presente hoje neste evento festivo.
Apresentada em público pela primeira vez em 31 de Dezembro de 1916, a Banda Filarmónica da Mamarrosa chamou-se nessa altura Banda Escolar, por ser constituída pelos alunos da Escola Primária onde leccionava o seu Maestro fundador, Jayme de Oliveira Pinto de Sousa. Após conhecer várias regências, a Banda Filarmónica da Mamarrosa possui hoje uma Escola de Música que assegura, assim, a continuidade da sua existência, pelo lançamento constante de novos músicos nas suas fileiras.



GaCS/SF

Sem comentários: