sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Carlos César manifesta satisfação pelos dados divulgados pelo INE no que toca aos Açores


O Presidente do Governo dos Açores, Carlos César, congratulou-se, hoje, na Dinamarca, onde participa numa reunião da União Europeia, com os dados oficiais hoje divulgados pelo INE sobre as contas públicas no que se refere às Regiões Autónomas afirmando que elas “confirmam e validam na íntegra os valores que têm sido referidos pelo Governo Regional”.



Segundo o presidente do executivo açoriano, os números apresentados pelo INE “reiteram que os Açores cumpriram integralmente as metas orçamentais e de défice a que se tinham comprometido, não contribuindo, assim, para qualquer derrapagem nas contas públicas do país”.

Os dados hoje conhecidos revelam que o total da dívida pública regional, de acordo com os princípios contabilísticos definidos pela União Europeia, incluindo a dívida directa, indirecta e administrativa é de 652,5 milhões de euros, valor que é cinco vezes inferior ao da Madeira.

Dos dados hoje divulgados pelo INE resulta o apuramento definitivo, em relação ao final de 2010, pelas autoridades estatísticas nacionais e europeias, do valor da nossa dívida pública, “confirmando que o valor real corresponde ao que consta nas contas divulgadas pelo Governo da Região e que é, também, cerca de cinco vezes inferior ao valor anunciado pelo PSD-Açores” acrescentou Carlos César. “Uma vez mais, as autoridades estatísticas nacionais e europeias confirmam o rigor, a transparência e a boa gestão das finanças públicas regionais e demonstram que os Açores não foram nem são parte do problema de consolidação orçamental do país”, concluiu.




GaCS

Sem comentários: