sábado, 24 de setembro de 2011

Ciência acessível a todos em "Noite dos Investigadores"


À semelhança do que aconteceu em diferentes cidades europeias, os Açores, através do Expolab – Centro de Ciência da Lagoa, assinalou a “Noite dos Investigadores” com um conjunto vasto de actividades de divulgação científica.

O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos participou igualmente no evento, sublinhando que esta iniciativa da Comissão Europeia permite, de uma maneira simples mas eficaz, “promover a ciência e descomplexificar os processos científicos”. Os investigadores presentes deram a conhecer o seu trabalho de um modo simples, descontraído e pedagógico, num contacto directo com os visitantes.

Na noite dedicada à ciência e ao contacto mais informal e simples dos investigadores com os cidadãos, foram várias as centenas de pessoas, entre as quais muitos pais e crianças, que participaram na “Noite dos Investigadores”.

José Contente valoriza acções como esta e considera-as fundamentais “na promoção e divulgação da cultura científica, temos aqui pessoas que trabalham todos os dias em ciência e que, utilizando o método científico, demonstram às crianças que os processos científicos têm aplicabilidade em várias áreas do conhecimento e do saber, e que têm também utilidade e aplicabilidade prática”, referiu.

Desde as 15h00 às 24h00, os visitantes puderam participar em actividades de laboratótio, visitar exposições, participar na Casa Digital PT, descobrir os astros no Planetário Móvel e em sessões de observação nocturna com telescópios, conversar com cientistas, entre outras actividades.

O governante destacou a demonstração ligada à domótica, à telesegurança, com as chamadas casas inteligentes, e elogiou a “grande motivação de todos quanto trabalham no Expolab e elevada participação das pessoas nesta noite que também ficam motivadas e mais esclarecidas, com noções de diferentes actividades científicas”.

Durante várias horas foram transmitidos conhecimentos científicos de um modo simples, trocadas, experiências, vivências e impressões, com o objectivo de demonstrar que a ciência, sendo complexa, “quando é bem entendida deve ser transmitida e aprendida de um modo fácil e é isso que os investigadores aqui estão a fazer. É importante para que os visitantes percebam a importância e utilidade da ciência”, rematou José Contente.



GaCS

Sem comentários: