segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Escolas da Região vão receber computadores portáteis


As escolas da Região vão ser em breve equipadas com cerca de 2000 computadores portáteis.

O anúncio foi feito à comunicação social pela Secretária Regional da Educação e Formação.


Cláudia Cardoso adiantou que este investimento de meio milhão de euros será sobretudo destinado ao primeiro ciclo, uma vez que é entendimento da tutela que o computador é uma ferramenta imprescindível para os alunos, que devem começar a utilizá-los o mais cedo possível, nas escolas açorianas.


A Secretária Regional da Educação salientou ainda que este investimento vai substituir a aquisição de mais computadores “Magalhães” porque “aquilo que o Governo Regional pretende é que os computadores passem a ser parte integrante da escola e não do aluno, ao contrário da filosofia que existiu na altura dos computadores Magalhães”.


Os computadores a adquirir “passam a ser pertença da escola. São propriedade da unidade orgânica, que o aluno utiliza enquanto frequenta a escola e que deixa na posse da escola quando dela sai”, adiantou Cláudia Cardoso.


Para a titular da pasta da Educação “é mais importante que a unidade orgânica tenha o computador na sua posse e o possa colocar ao serviço do aluno enquanto ele a frequenta, do que ser o aluno a estar na posse desse computador, uma vez que esse computador, estando na unidade orgânica pode servir um número maior de alunos”.


Cláudia Cardoso salientou no entanto que “os Magalhães continuam a existir e continuam a poder ser utilizados e muitos deles ainda estão neste momento em utilização. Mas o computador que pretendemos adquirir daqui em diante é também um computador portátil, mas é a escola a ser a dona do equipamento e a poder disponibilizá-lo a mais do que um aluno, e não apenas a um aluno, como acontecia até aqui”.



GaCS

Sem comentários: