sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Estudo inédito para melhor acompanhar os licenciados para a vida activa


O Governo dos Açores apresentou ontem um estudo inédito que retrata a situação dos estudantes finalistas na Universidade dos Açores (UAÇ), um trabalho efectuado pelo Observatório do Emprego e Formação Profissional.


O Director Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, que presidiu à apresentação pública do referido estudo, em Ponta Delgada, considerou que o documento em causa “vai permitir ao Governo Regional, à Universidade, e aos próprios interessados, um maior conhecimento da realidade dos estudantes açorianos no ensino superior, das suas ligações ao mundo do trabalho, das suas expectativas, das suas origens, e da dimensão de cada curso”.

Segundo Rui Bettencourt, com este estudo será possível, ainda, “ajustar as medidas e os dispositivos, a abertura ou não de cursos, as estratégias da qualificação profissional superior, e a tomada de consciência do valor no mercado de trabalho de alguns cursos”.

De acordo com os dados divulgados, mais de 90% dos alunos da UAÇ são açorianos, sendo na sua maioria alunos oriundos das ilhas de São Miguel, Terceira e Pico. Destes 90%, dois terços são mulheres e um terço são homens.

Ainda no âmbito deste estudo verificou-se que os finalistas frequentam os cursos de Gestão, Turismo, Enfermagem e Educação Básica e ingressaram na UAÇ com médias maioritariamente entre 12 e 16 valores.

Os dados ontem divulgados indicam, também, que mais de 76% dos finalistas pretendem dar continuidade aos seus estudos, apostando na obtenção de um mestrado ou pós-graduação, 88% quer permanecer nos Açores e 75% demonstra vontade em realizar um estágio, em particular no estrangeiro.

A propósito, Rui Bettencourt salientou que “o Governo dos Açores encontra-se a acelerar a colaboração com a província canadiana do Quebeque, que no âmbito da cooperação da Assembleia das Regiões da Europa, deseja receber jovens estagiários enfermeiros e técnicos de serviço social, e estamos a aumentar a nossa quota no Eurodisseia”.

O estudo está disponível na íntegra no sítio do Governo Regional, através do seguinte endereço electrónico: www.azores.gov.pt, na página do Observatório do Emprego e Formação Profissional.



GaCS

Sem comentários: