segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Governo dos Açores atrai quadros qualificados através da Rede Prestige



A Rede Prestige Azores reúne conselheiros açorianos de prestígio, que residam na diàspora, e cujo trabalho tenha sido internacionalmente reconhecido em difentes áreas científicas e/ ou tecnológicas.

O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, que presidiu, ontem à noite, à apresentação do projecto e da plataforma electrónica, definiu esta Rede como uma prova de que se pode, e deve falar, de inovação nos serviços públicos. “A Rede Prestige constitui uma ferramenta de trabalho, de auscultação de opiniões especializadas, e que interliga açorianos espalhados pelo mundo. É um projecto, simultaneamente, local e global”.

Cerca de uma quinzena de peritos, especialistas em diferentes áreas do saber, entre os quais figuram nomes como Craig Melo, Armando Pereira, Helder Antunes, David Tavares e Rui Ponte, entre outros, têm em comum as origens açorianas e a vontade de contribuirem, com a experiência e saber adquiridos, para o desenvolvimento do tecido empresarial, cultural, social e económico dos Açores.

“Os elementos desta equação são a causa pública, na medida em que, passaremos a dispõr de uma rede de inter-ajuda e reflexão de nível internacional garantindo, desta forma, a optimização do saber a partir da experiência dos nossos mais qualificados da diáspora açoriana”, acrescentou o governante.

A Rede Prestige Azores é um projecto regional pioneiro fundado num paradigma de trabalho assente na utilização da tecnologia e das comunicações. É uma rede concebida como instrumento virtual de comunicação e trabalho, de reflexão e desenvolvimento científico, num esforço conjunto em torno de problemas actuais do arquipélago. É um projecto estratégico que pretende dar respostas a áreas igualmente estratégicas

O governante sublinhou ainda que esta iniciativa acarreta um leque de novas oportunidades e traduz uma ambição comum de um futuro melhor para todos. José Contente disse, a propósito, que “queremos, deste modo, ser incisivos na afirmação global dos Açores enquanto região promotora de iniciativas originais, de desenvolvimento de projectos capazes de vingar no plano global da identidade insular”.

Importa pois criar as condições para que os Açores possam melhorar o seu desempenho na área tecnológica, tirando partido das vantagens geográficas e humanas que possui, afirmou o Secretário Regional, acrescentando que é nesse sentido que o Governo dos Açores se tem esforçado, para dotar a Região de infra-estruturas que possibilitam a ligação entre os três eixos do desenvolvimento tecnológico: a investigação, as empresas e os poderes públicos.

O executivo açoriano irá dar seguimento, tão breve quanto possível, ao desenvolvimento do parque Tecnológico da ilha de S. Miguel, autorizando o lançamento do concurso público para a construção do primeiro edifício, dedicado à instalação de empresas tecnológicas, após a conclusão das infra-estruturas do Tecnoparque, anunciou José Contente.

Numa invocação ao mar, o elo de ligação dos açorianos espalhados pelo mundo, o Secretário Regional citou o poeta Manuel Félix, “Somos herdeiros da maresia/ Que salga os olhos de olhar o mar/ Temos rios de lava fria/ Que se recusam a desaguar”.


GaCS

Sem comentários: