quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Governo participa nas celebrações do Capelo


O Governo Regional participou nas cerimónias oficiais de celebração do Dia da Freguesia do Capelo na Ilha do Faial. A celebração, que assinala, em simultâneo, os 411 anos de Freguesia e os 54 anos sobre o início do vulcão dos Capelinhos, teve início com o descerrar de uma placa toponímica que nomeia a rua contígua ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos como Rua John Fitzgerald Kennedy.


No Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, o Governo associou-se às celebrações inaugurando o circuito de visitação para cidadãos portadores de deficiência visual. Esta acção nasceu de uma parceria entre o Parque Natural do Faial e a APADIF e inclui um guia interpretativo em Braille, placas de orientação ao nível do solo e adaptações na sinalética expositiva e dos interruptores.

O Director Regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos, presente na ocasião em representação do Presidente do Governo, referiu que “esta foi uma experiência muito gratificante porque, com recursos praticamente apenas internos, associados ao conhecimento e disponibilidade da APADIF, foi possível colocar sinalética que, de facto, abre o Centro a um conjunto mais alargados de cidadãos.” Aproveitou para referir que, depois deste passo, “estão criadas as condições para alargar esta iniciativa a outras estruturas dos Parques Naturais de Ilha, sendo a seguinte o Jardim Botânico do Faial.”

Na sessão solene, que decorreu no edifício polivalente da Junta de Freguesia do Capelo, usaram da palavra a Presidente da Junta de Freguesia, o Presidente da Câmara Municipal da Horta e o Director Regional dos Assuntos do Mar. Durante o discurso protocolar, o director regional referiu que “em situações de dificuldades, como reconhecidamente estamos, olhemos para o exemplo do Capelo e da Ilha do Faial. Urge aprender com o exemplo de tenacidade, coragem, solidariedade e inteligência e, mais uma vez, transformar problemas em oportunidades.”.

Nesta cerimónia foram homenageados os membros da antiga Tuna 1961 e houve uma demonstração de hip-hop e um concerto de cordas.



GaCS

Sem comentários: