quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Governo reitera confiança nas políticas de coesão


O Secretário Regional da Economia reiterou hoje, na Horta, a confiança do Governo na eficácia das medidas de coesão que escolheu para ajudar as ilhas de menor dimensão a acompanhar o processo de desenvolvimento em curso na Região.

Vasco Cordeiro refutava, assim, declarações públicas do PSD em que era acusado de ser pessoalmente responsável por aquilo que foi considerado um fracasso das políticas de coesão.

Deixando claro que o essencial dessa apreciação nem é o facto de o PSD, depois de três anos de vigência do actual Governo, ainda não saber que o dossier coesão não é da sua tutela (é da responsabilidade da Vice-presidência do Governo), o governante disse que o executivo açoriano, no seu conjunto, “tem muito orgulho” nas opções tomadas nesta matéria.

“As políticas de coesão que o Governo Regional tem desenvolvido, e que versam sobre um conjunto muito variado de matérias, têm, efectivamente, constituído um património dos Governos do Partido Socialista que o PSD, infelizmente, não quer ver”, sublinhou Vasco Cordeiro.

Como exemplos dessas medidas, o governante referiu os transportes, “com investimentos essenciais para essas ilhas”, os incentivos, “com uma discriminação positiva nas ilhas da coesão” e a diferenciação de apoios a vários níveis.

Vasco Cordeiro referiu também que o Plano Estratégico para a Coesão das Ilhas dos Açores, em fase de apresentação e discussão, é um “novo patamar naquilo que tem sido o trabalho do Governo dos Açores em prol das ilhas da coesão”.

O Secretário Regional disse ainda “estranhar” esta posição do PSD, uma vez que, “ainda recentemente”, o Presidente da República, em visita às ilhas da coesão, “reconhecendo, embora, a dificuldade desse trabalho, dizia que, no seu entender, as opções políticas pareciam estar correctas e a serem bem implementadas”.

Vasco Cordeiro criticou, por outro lado, as alternativas apresentadas pelo PSD, nomeadamente a criação de Sociedades de Desenvolvimento por ilha. “Sabendo nós aquilo que aconteceu e está a acontecer na Madeira, podemos facilmente calcular para onde quer o PSD levar os Açores e que resultados teria para os Açores”.

A outra iniciativa nesta matéria do partido da oposição é “a criação de uma Comissão Eventual” no parlamento para acompanhar esta matéria: julgo que está tudo dito quanto à competência do PSD e à sua vontade de fazer alguma coisa pelas ilhas da coesão”, rematou.


GaCS

Sem comentários: