sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores apresentado hoje na Horta


O Governo dos Açores apresentou hoje o Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores (PRESAA) em sessão pública que decorreu no Centro do Mar, na cidade da Horta.



O Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo de Meneses, que presidiu à reunião desta manhã do Conselho Regional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, presidiu também à apresentação pública do PRESAA, um plano previsto para ser desenvolvido até 2024.

Este plano visa sensibilizar os jovens para as temáticas do ambiente e da conservação da natureza, destacando a importância da valorização do património ambiental e natural como factor de progresso e sustentabilidade para as diversas ilhas dos Açores.

Álamo de Meneses, em declarações à comunicação social, referiu que “a implementação de um modelo de desenvolvimento sustentável actual, sem prejuízo para as gerações futuras, constitui um dos principais objectivos do compromisso da Região Autónoma dos Açores, em igualdade de importância com a utilização equilibrada dos recursos naturais para um equitativo crescimento económico e social”.

“Funcionando como motor para a concretização destes objectivos ainda nesta década, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar assume a educação e a sensibilização ambiental como áreas de actuação-chave e prioritárias, operacionalizadas através do PRESAA”, garantiu o governante.

A finalizar, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar reiterou ainda que o PRESAA, ao longo do seu período de implementação de 12 anos (2012-2024), “pretende ter um papel de concertação, coordenação de esforços e orientador”, constituindo-se, assim, “numa ferramenta de trabalho para alunos, professores, ONGA’s, associações, empresas e restante sociedade civil, nas temáticas ambientais”.



GaCS

Sem comentários: