segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ventos fortes destruíram parcialmente telhados de duas dezenas de casas na ilha de S. Miguel



"O mini tornado ocorreu cerca das 12:40 (13:40 em Lisboa), com ventos fortes e localizados que levantaram algumas telhas em cerca de 20 moradias", afirmou Emanuel Sousa, comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, em declarações à Lusa, acrescentando que o mau tempo não provocou danos pessoais.

Patrícia Navarro, do Instituto de Meteorologia, admitiu à Lusa que pode ter ocorrido naquela zona da ilha de S. Miguel um tornado, mas frisou que a situação ainda está a ser analisada.

"Há uma depressão que está a afetar os grupos Central e Oriental e, nestas linhas de instabilidade, formam-se núvens de grande desenvolvimento vertical, que dão origem a fenómenos que podem ser tornados ou outros", afirmou a meteorologista.

Emanuel Sousa referiu que os bombeiros desobstruíram as vias de circulação, tendo-se deslocado também para as duas freguesias elementos do Serviço Municipal de Protecção Civil e da Direção Regional da Habitação para avaliar os estragos e decidir se há necessidade de realojar alguma família.

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores alertou hoje para um agravamento do estado do tempo nas nove ilhas dos Açores até ao meio dia de terça-feira, com previsão de ocorrência de trovoadas, ventos fortes e chuva.

No Grupo Oriental (S. Miguel e Santa Maria), as previsões apontam para chuva forte, trovoadas e vento com rajadas que podem atingir 85 quilómetros por hora.

Nas ilhas do Grupo Central (Terceira, Graciosa, Pico, S. Jorge e Faial) e do Grupo Ocidental (Flores e Corvo), as previsões apontam também para precipitação forte e trovoadas.

Lusa

Fonte: SIC Notícias

Sem comentários: