segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Apresentado novo portal do associativismo jovem


No passado sábado decorreu, em Ponta Delgada, o Encontro Regional das Associações de Juventude. Este encontro de trabalho, promovido pela Direcção Regional da Juventude, contou com a presença de mais de 20 associações que debateram e analisaram os desafios que o associativismo jovem vai enfrentar nos próximos anos.


Numa reunião que contou com a presença do director regional da Juventude, Bruno Pacheco, esteve em análise o estabelecimento de uma carta de compromisso do associativismo jovem. Este documento pretende definir as grandes linhas orientadoras, para as quais as associações e o Governo devem comungar esforços, tendo em vista uma melhor optimização dos recursos existentes.

“Tendo em consideração a realidade económica-financeira que nos afecta, devido a factores externos, entendemos que deve existir um esforço adicional numa melhor gestão dos recursos existentes” disse Bruno Pacheco à margem do encontro.

Questões como a partilha de equipamentos, a promoção de projectos conjuntos, a criação de uma base de dados de iniciativas, a partilha de recursos, bem como novas estratégias para a captação de fundos privados, fazem parte da carta de compromisso que agora vai entrar na fase final de redacção.

Como disse Bruno Pacheco, “temos de enfrentar os novos tempos com outras formas e metodologias de actuação”, numa alusão à necessidade de se quebrar com algum status ainda existente, nomeadamente no que diz respeito ao trabalho em rede.

Como plataforma de dialogo entre as associações e o Governo dos Açores, uma das deliberações da reunião foi a marcação de uma nova reunião no primeiro semestre do próximo ano, subordinada a outras temáticas, como por exemplo os fundos comunitários destinados à juventude.

Durante a reunião de trabalho foi também apresentado a versão beta do portal do associativismo jovem (www.associativismo.drj.azores.gov.pt/) e, entre outras funcionalidades, terá o roteiro do associativismo jovem; uma área dedicada às associações, aonde poderão realizar candidaturas, solicitar esclarecimentos, bem como disponibilizar recursos.

“Estamos confiantes que o associativismo, enquanto escola de cidadania, vai dar a volta aos novos tempos, inovando e criando novas formas colaborativas de trabalhar para e com a comunidade”, afirmou o director regional da Juventude. Nesta perspectiva, o Governo dos Açores, para além de colaborar financeiramente, na medida das possibilidades existentes, disponibiliza instrumentos que podem maximizar a colaboração intra-associativa.

Hoje os açores contam com cerca de 60 associações, entre inscritas e em processo de inscrição, com cerca de 10000 jovens inscritos como sócios e trabalhando para um público estimado de 20000 jovens.



GaCS

Sem comentários: