sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Carlos César reafirma a fidelidade do Governo dos Açores à educação como motor do desenvolvimento regional


Ao presidir à inauguração das obras de requalificação do Pavilhão de Educação Física e Desporto da Escola Básica e Secundária de Vila do Porto, Carlos César chamou a atenção para o facto de se tratar de “mais um investimento concretizado na área do serviço público de educação na nossa Região e num sector onde os progressos, sejam em infra-estruturas sejam em inclusão educativa, têm sido contínuos, constantes e muito impressivos nas últimas décadas.”


Como fez questão de acentuar, “só quem não conheceu nem quer recordar o passado pode ter dúvidas sobre essa evolução significativa e positiva que ocorreu ultimamente nos Açores”, do que são exemplos – no que se refere a infra-estruturas – as recentemente inauguradas Escola Básica Integrada de Ponta Garça, em Vila Franca do Campo, e Escola Francisco Ferreira Drummond, na Terceira, bem como os também novos pavilhão desportivo da EBS das Flores e pavilhão da EB de São Roque do Pico.

“É mais um esforço bem sucedido para a qualificação das nossas escolas, pontuando um parque escolar que já apresenta elevada qualidade na esmagadora maioria dos nossos concelhos, e servindo condigna e pedagogicamente todos os intervenientes no processo educativo, em especial os nossos professores, as nossas crianças e jovens e as comunidades envolventes”, afirmou o Presidente do Governo dos Açores.

A existência, na região, de “uma escola pública com um quadro docente estável e estabilizado e de professores habilitados para a docência graças às políticas, em algumas ocasiões incompreendidas, encetadas pelo Governo Regional neste últimos anos”, foi destacada pelo governante.

A actividade desportiva – factor essencial no completamento da formação educativa dos jovens, merecendo por isso um elevado investimento e uma grande atenção na rentabilização dos recursos disponíveis – foi igualmente referida a propósito do pavilhão agora inaugurado, o qual também servirá, para além de toda a comunidade educativa, os clubes desportivos de Santa Maria e a população em geral.

“O caminho, que temos trilhado, na construção de equipamentos desportivos escolares, permitiu aumentar significativamente a taxa de cobertura do território em recintos desportivos cobertos, e privilegiar, em matéria de formação desportiva, a educação física e o desporto escolar, garantindo o acesso a outros utilizadores e uma ocupação bastante elevada”, disse Carlos César, para quem os investimentos têm sido, assim, adequados e rentabilizados.

O pavilhão agora requalificado conta com uma sala de ginástica, uma sala de aula teórica, um gabinete médico, uma sala de professores, uma sala para clubes e uma sala de árbitros, bem como estruturas de apoio, designadamente dois armazéns e dois espaços para arquivos.

“Tem, pois, tudo o que é necessário e adequado a um espaço escolar com fins desportivos múltiplos. Resta ser bem aproveitado e bem utilizado, como tudo deve ser, especialmente quando estão em causa investimentos comparticipados por todos os cidadãos”, defendeu o Presidente do Governo.

Realçando que o investimento na educação é uma das maiores componentes da despesa pública do orçamento regional, disse que “a aquisição de competências e a qualidade dos recursos humanos são e serão factores de impulso primordial no nosso crescimento e para a nossa sustentabilidade como região progressiva.”

Por tudo isso – vincou Carlos César – “o maior significado de mais esta inauguração é o da confirmação da nossa fidelidade à educação como motor do nosso desenvolvimento”, assim se justificando os elevados montantes financeiros colocados no sector, pois o Governo entende que “o principal recurso dos Açores são as pessoas.”

“É nelas que devemos apostar desde a idade mais jovem e é isso que significa concretizar investimentos na área da Educação”, acrescentou, para acentuar que se trata de um desafio a todos, desde as famílias aos professores, passando, naturalmente, pelos jovens, cujas competências, adquiridas nas escolas, serão “as competências que lhes garantirão o sucesso no futuro.”



GaCS

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