sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Governo e ONGA´s empenhados no êxito do centro de processamento de resíduos


O Secretário Regional do Ambiente e do Mar registou hoje a concordância dos representantes das Organizações Não Governamentais relativamente ao centro de processamento e valorização orgânica de resíduos que está a ser implementado na ilha de Santa Maria.


No final da reunião, integrada no programa da visita estatutária, Álamo Meneses disse que o projecto de recolha e destino final dos resíduos colheu a aprovação de todos os presentes.

Os representantes das ONGA’s demonstraram, inclusivamente, a intenção de participarem activamente nos programas de divulgação de recolha selectiva e, por essa via, ajudarem ao êxito do centro.

“É umas das áreas em que há um progresso muito significativo e há um grande empenho quer do Governo quer das Organizações Não Governamentais no sentido de ter êxito”, disse o Secretário do Ambiente.

Outro tema abordado no encontro foi o da preservação da natureza, designadamente no que respeita à operacionalização do parque de ilha e à preservação da estrelinha de Santa Maria.

A estrelinha de Santa Maria, uma subespécie endémica na ilha, é uma ave muito pequena - das mais pequenas existentes na Europa - de uma grande beleza estética e que está neste momento numa situação de ameaça. Durante a reunião foram passados em revista os programas disponíveis que permitam recuperar o habitat e por essa via recuperar a espécie.

Ainda na área da recuperação da natureza, a Secretaria do Ambiente está a proceder, também, a uma intervenção na zona do Pico Alto que tem a ver com a recuperação de alguma vegetação natural, de igual modo com o objectivo de proteger pequenos insectos que lá vivem e que são únicos.



GaCS

Sem comentários: