sábado, 29 de outubro de 2011

Investimento de cerca de 2 milhões de euros valoriza ainda mais a actividade da pesca em Santa Maria, afirma Vasco Cordeiro


O Governo dos Açores tem vindo a desenvolver “um conjunto muito significativo de investimentos” no porto de Vila do Porto, em Santa Maria, que têm contribuído para “uma cada vez maior valorização das actividades ali desenvolvidas”, nomeadamente no que diz respeito ao sector das pescas, garantiu, esta tarde, o Secretário Regional da Economia.

Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas, no decurso de uma visita às obras da doca de varagem, entreposto frigorífico e núcleo de pescas daquela infra-estrutura, considerou que a intervenção agora concretizada salientou o investimento agora concretizado, “que ascende a cerca de um milhão de euros, no caso do entreposto, e de outras, como a alargamento do pórtico para a instalação de um travel-lift que vem reforçar sobremaneira as condições que este porto oferecerá a toda a actividade da pesca”.

Segundo o governante, tem sido pública a performance deste sector ao longo dos tempos pelo que há todo o interesse em criar as condições, não só para que o produto da pesca seja mais valorizado, mas sobretudo para que os pescadores tenham cada vez melhores condições para desenvolver a sua actividade”.

“Este é um sector de extrema importância, por exemplo para as nossas exportações. Por essa via, a criação de condições para que um produto, como por exemplo o atum, e não só, possa ser valorizado e comercializado reveste-se de grande importância para a nossa economia”, salientou.

A par deste investimento, “a intervenção na criação de condições para que as embarcações possam aqui ter melhores estruturas para toda a sua manutenção e conservação é outro importante auxílio à valorização da pesca em Santa Maria”.

“Trata-se de investimentos que ascendem a cerca de 2 milhões de euros e que a par de outros permitem criar as condições para que este sector se possa afirma como contribuinte líquido para a criação de riqueza e para que Vila do Porto possa ter um papel importante na valorização da pesca regional”, disse.

“O ordenamento deste porto, na sua parte comercial, no cais ferry, na marina e na área das pescas conclui um ciclo de investimento que reordenou o porto. Estamos, por isso, agora a desenvolver as intervenções que podem valorizar ainda mais”, concluiu.


GaCS

Sem comentários: