terça-feira, 29 de novembro de 2011

Açores participam em fórum sobre economia e ciência do mar no Atlântico


O Governo dos Açores está representado na conferência “Atlantic Maritime Business & Science for Sustainably Developed Europe", que decorre ontem e hoje, em Lisboa.


Segundo o Director Regional do Ambiente, que participa no evento em representação do Presidente do Governo, Carlos César, “os temas em análise constituem pilares fundamentais na definição da estratégia da nossa política marítima e das pescas”.

João Bettencourt acrescenta que esta iniciativa “dá-nos a oportunidade única de testemunhar uma visão abrangente para o Atlântico, com especial atenção para o crescimento dos sectores marítimos com sustentabilidade, como base para uma estratégia Europeia específica para esta área oceânica”.

A conferência é organizada pelo Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e conta com a participação de vários líderes europeus ligados à Política Marítima.

A sessão de hoje dos trabalhos junta representantes empresariais e outras partes interessadas na matéria, para discutir actividades inovadoras relacionadas com o mar, em sessões específicas organizadas em mesas redondas.

Depois da sessão de abertura, ontem realizada, presidida pelo Presidente da República, participaram na conferência, entre outras individualidades, o Primeiro-ministro, o Presidente da Comissão Europeia e a Comissária Europeia responsável pelo Assuntos do Mar e das Pescas.

Na ocasião, foi apresentada a estratégia da União Europeia para o Atlântico, bem como a visão dos vários Estados-membros, com enfoque no futuro "Fórum do Atlântico”.

A estratégia da UE para o Atlântico, que culminará com um Plano de Acção concreto, “tem o reconhecimento e solidariedade do Governo Regional, que concorda em absoluto com os princípios preconizados no documento e compromete-se a assegurar a sua implementação num futuro próximo”, disse ainda João Bettencourt.


GaCS

Sem comentários: