quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Carlos César rubrica acordo de cooperação Açores-Quebeque no âmbito da mobilidade profissional


O Presidente do Governo dos Açores considerou muito importante o acordo de cooperação entre os Açores e o Quebeque que esta tarde assinou, conjuntamente com Alfred Pilon, responsável pelo Gabinete da Juventude do Governo daquela província canadiana.



Trata-se de uma convenção, no âmbito do programa Eurodisseia, a que Carlos César preside, que permitirá aos açorianos estagiarem no Quebeque, a partir do início de 2012, e a jovens daquela província virem fazer um estágio nos Açores.

Sendo o Quebeque a primeira região fora da União Europeia a aderir ao programa de mobilidade Eurodisseia, o acordo hoje assinado tem, por isso, para o Presidente do Governo Regional, um significado adicional no âmbito da aproximação de uma área importante do Canadá ao Velho Continente.

Para além disso, “é um acordo que parte da relação afectiva forte que tem a ver com a presença da nossa comunidade açoriana no Quebeque”, sublinhou Carlos César, acrescentando que se está perante “uma ponte juvenil” entre os Açores e aquela área do Canadá.

“Teremos dezenas de jovens açorianos – enfermeiros, técnicos de acção social, gestores e outros com outras habilitações profissionais – que poderão fazer os seus estágios durante vários meses no Quebeque”, disse.

Nesses estágios, como também fez notar, os jovens terão uma experiência internacional – adquirindo novas competências profissionais e linguísticas – o mesmo acontecendo aos jovens canadianos que vierem para os Açores estagiar em áreas importantes como a geologia, pesquisa marinha, a vulcanologia e o turismo.

“É também um acordo muito importante porque assinala uma outra perspectiva da cooperação euro-canadiana que é feita através dos Açores e do Quebeque”, afirmou Carlos César, que revelou, na ocasião, ter aceitado o convite do Governo do Quebeque, transmitido por Alfred Pilon, para visitar aquela província, onde residem muitos açorianos.



GaCS

Sem comentários: