quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Expolab pode integrar Rede dos Centro de Ciência Viva


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos reuniu hoje, em Lisboa, com o Ministro da Educação e Ciência. Entre os vários assuntos debatidos, estiveram a questão da regionalização do Instituto de Meteorologia e a acreditação do Expolab como Centro de Ciência Viva.



De acordo com José Contente, o dossiê com o processo de transição das competências da delegação regional do Instituto de Meteorologia para o Governo dos Açores, foi submetido ao Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território. Nuno Crato confirmou que o processo transitou para a nova tutela, afecta à Ministra Assunção Cristas, que agora enquadra o Instituto de Meteorologia, e acrescentou que é um dossiê bem formulado e que terá o melhor seguimento possível.


José Contente transmitiu a Nuno Crato que o Governo Regional irá prosseguir com a condução deste processo até à regionalização do Instituto de Meteorologia.


O Secretário Regional recebeu, por outro lado, a garantia do empenhamento do Ministro da Educação e Ciência em acreditar o Expolab – Centro de Ciência da Lagoa, passando a integrar a rede de Ciência Viva. Nuno Crato mostrou-se receptivo em avançar com a acreditação tendo em conta o papel relevante que o Expolab tem desempenhado ao nível da divulgação da cultura científica.


Lançado em 1996, o projecto Ciência Viva, da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, tem como missão a promoção da cultura científica e tecnológica junto da população portuguesa.


A rede dos Centros de Ciência Viva são espaços interactivos de divulgação científica e tecnológica, funcionando como plataformas de desenvolvimento regional – científico, cultural e económico – através da dinamização dos actores regionais mais activos nestas áreas. Fazem parte desta rede o Pavilhão do Conhecimento, o Exploratório, em Coimbra, o Planetário do Porto, entre outros.



GaCS

Sem comentários: