quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Governo ajuda empresas a reforçar capacidade exportadora


A Secretaria Regional da Economia vai preparar, com a Agência para a Promoção do Investimento dos Açores (APIA), um conjunto de medidas que permitam reforçar o transporte de mercadorias para Cabo Verde, ajudando assim as empresas regionais a internacionalizar-se e a reforçar a sua capacidade exportadora, anunciou hoje, em Ponta Delgada, o Secretário Regional da Economia.



Vasco Cordeiro, que se encontrou esta quarta-feira com um grupo de empresários que se deslocou àquele país africano numa missão empresarial organizada pela APIA, explicou que o mercado cabo-verdiano “constitui actualmente uma boa aposta para os empresários regionais em virtude do crescimento que tem vindo a conhecer, contribuindo o apoio do Governo dos Açores não só para reforçar a actividade destas empresas, mas também para dar um impulso às exportações regionais”.

Durante o encontro de hoje, ficou acordado que “os empresários irão proceder a uma recolha de informação e de elementos relevantes sobre as medidas que podem ser desenvolvidas no âmbito do reforço dos transportes marítimos para aquele país”.

“Esse conjunto de informações será depois transmitido à Secretaria Regional da Economia que procederá às diligências necessárias no sentido de criar mecanismos que facilitem e reforcem essa capacidade exportadora das empresas regionais para Cabo Verde”, acrescentou.

Segundo o governante, “a missão empresarial que agora se deslocou a Cabo Verde é mais um exemplo do trabalho que tem sido realizado pela APIA e que não se circunscreve exclusivamente à captação de investimento externo para a Região, mas também na ajuda às empresas regionais a internacionalizarem-se e a afirmarem-se noutros espaços económicos”.

Vasco Cordeiro recordou que “os Açores têm mantido um relacionamento muito próximo com Cabo Verde, sendo que esse país, que tem alcançado índices de desenvolvimento muito significativos, dispõe de um conjunto de boas oportunidades em diversos sectores nos quais a Região tem também já experiência, como é o caso do turismo, da construção civil ou dos lacticínios, entre outros”.

O crescimento económico de Cabo Verde, o facto “de estarem a surgir várias oportunidades de negócio pode efectivamente contribuir como um bom incentivo à internacionalização das nossas empresas”, concluiu.



GaCS

Sem comentários: