terça-feira, 29 de novembro de 2011

Governo apoiou a organização de 34 eventos científicos nos Açores este ano


O Director Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações destacou hoje a versatilidade de eventos científicos apoiados e promovidos pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, através do prO-scientia, sistema de atribuição de incentivos financeiros.



Paulo Menezes, que presidiu hoje à sessão de abertura do IV Encontro Cientifico «Olhares sobre a crise atual”, que decorreu na Universidade dos Açores e foi promovido pela ACEESA – Associação Centros de Estudos de Economia Solidária do Atlântico, sublinhou que este foi um dos 34 eventos que concorreram à medida de apoio à organização de eventos científicos, no âmbito do Plano Integrado para a Ciência, Tecnologia e Inovação.

“A organização de eventos é uma das medidas emblemáticas do nosso sistema de incentivos”, referiu o governante, relembrando que, brevemente, irá ser completamente reformulado. Deu já entrada na Assembleia Legislativa açoriana uma proposta de Decreto Legislativo Regional que estabelece o novo regime jurídico do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA) e cria o respetivo sistema de atribuição de incentivos financeiros, o PRO-SCIENTIA.

Sobre o IV Encontro Cientifico «Olhares sobre a crise atual”, Paulo Menezes referiu que “o evento, cujo nome considero muito feliz, dada a sua temática, ocorre numa altura em que é preciso ter, efetivamente, um olhar diferente sobre a sociedade, sobre uma sociedade que está a passar por uma crise internacional, de contornos ainda não perfeitamente claros e com consequências ainda não completamente previsíveis”.

O Director Regional acrescentou ainda que a Economia Solidária pode, sem dúvida, dar respostas. “Espero que durante o dia, no decurso das diversas palestras que aqui decorrerão, e do debate que se estabelecerá, surjam novas ideias e, porque não, algumas respostas”, rematou.



GaCS

Sem comentários: