sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Governo confiante no equilíbrio financeiro da saúde em 2012


O Secretário Regional da Saúde disse hoje que os valores inscritos no Orçamento em conjugação com medidas de contenção de custos e de reorganização de serviços, vão permitir um equilíbrio económico do sector da saúde em 2012 e começar a amortizar a dívida dos hospitais.



Segundo Miguel Correia, o défice previsto no corrente ano, nos três hospitais da Região é de 43 milhões de euros, o que representa uma melhoria de 8,6 milhões de euros em relação a 2010.

Para fazer face a esse défice as receitas serão aumentadas em 36,7 milhões, em resultado do reforço de 22 milhões previsto no Orçamento da Região para 2012 e de transferências dos centros de saúde para os hospitais no valor de 14,7 milhões de euros que advêm da redução do trabalho extraordinário, da redução de vencimentos, da redução de encargos com vencimentos e da reorganização da deslocação de doentes. Os centros de saúde beneficiarão da poupança com a política do medicamento que se espera em 2012 ser de 4,3 milhões de euros.

Por outro lado, espera-se uma poupança de 29,3 milhões de euros nos hospitais com a redução de trabalho extraordinário, redução de vencimentos, aquisição centralizada de medicamentos, de material de consumo clínico e de refeições. Vão também contribuir para a redução de custos nos hospitais a cedência de medicamentos em unidose, a prescrição electrónica, a externalização de serviços de manutenção e a redução de subcontratos em áreas clínicas.

Será ainda solicitada uma poupança aos hospitais no valor de 5 milhões de euros.

Estas medidas, tanto pelo lado da receita como pela diminuição da despesa permitirão atingir o equilíbrio económico e amortizar a dívida financeira que se vence em 2012, no valor de 23 milhões de euros.

“Estes dois objectivos serão alcançados sem fechar serviços e sem diminuir a acessibilidade das pessoas aos cuidados de saúde”, acentuou Miguel Correia.

O secretário da Saúde garantiu, também, que não haverá despedimentos no sector da saúde, sendo que as reduções previstas são as decorrentes das medidas nacionais de redução de vencimentos e de encargos com vencimentos.



GaCS

Sem comentários: