quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Governo edita obras no âmbito da inauguração da Casa Museu Manuel de Arriaga


A Presidência do Governo, através da Direcção Regional da Cultura, promoveu a edição de três publicações destinadas a homenagear a figura do primeiro Presidente constitucionalmente eleito do regime republicano português.



O lançamento destas três obras teve como pretexto a inauguração da Casa Museu Manuel de Arriaga, ocorrida no passado dia 19 e que marcou o encerramento das comemorações do I Centenário da República nos Açores.


Arriaga, o Republicano é uma edição em DVD, com a duração de cerca de 30 minutos e baseada na instalação vídeo produzida para a Casa Manuel de Arriaga. Nesta versão audiovisual da biografia do político e chefe de Estado, um grupo de actores encena e revisita os factos mais marcantes da sua vida e obra.


O Roteiro Cultural de Manuel de Arriaga é outra das publicações que a Direcção Regional da Cultura apresenta e que disponibiliza em edição bilingue (português e inglês). À semelhança de Antero de Quental e Vitorino Nemésio, outras personalidades açorianas já evocadas nesta colecção de roteiros, Manuel de Arriaga é aqui relembrado nas suas diversas facetas de advogado, poeta, escritor e deputado. Ao mesmo tempo, é sugerido um breve itinerário para um passeio pedestre pela Horta do seu tempo.


Por último, o livro intitulado O Homem que Falava com as Flores, com texto de José Vaz e ilustrações de Helena Magalhães, conta a história de Manuel de Arriaga, dirigindo-se especialmente aos mais novos. Trata-se do nono volume da colecção “Retratos”, cujo objectivo principal consiste em dar a conhecer ao público infanto-juvenil alguns dos maiores vultos açorianos que se destacaram em termos históricos, políticos, científicos, culturais e artísticos.



GaCS

Sem comentários: