terça-feira, 29 de novembro de 2011

Governo prepara legislação sobre Intervenção Precoce em saúde infantil


A Directora Regional da Saúde anunciou hoje que está a ser ultimada legislação referente à Intervenção Precoce, que visa detectar e sinalizar todas as crianças com risco de alterações nas funções e estruturas do corpo ou risco grave de atraso de desenvolvimento.



No discurso proferido na sessão de abertura da acção de formação “Perturbações do Desenvolvimento e Autismo”, promovida pelo centro de saúde de Angra do Heroísmo, Sofia Duarte disse que esta medida permitirá colmatar uma lacuna, em termos legais, pretendendo-se adequar o regime de Intervenção Precoce à legislação regional vigente, estabelecendo os seus objectivos e regras de organização e funcionamento.

A nova legislação destina-se às crianças desde a detecção das limitações, das incapacidades ou dos factores de risco até à idade de ingresso na educação pré-escolar, sinalizando as mesmas, de modo a prevenir ou reduzir os riscos de atraso de desenvolvimento.

Trata-se de um projecto conjunto das Direcções Regionais da Educação e Formação, Segurança Social e Solidariedade e Saúde destinado a intervir e apoiar as famílias no acesso a serviços e recursos dos sistemas da segurança social, da saúde e da educação.

A Directora Regional enalteceu a Equipa de Intervenção Precoce do Centro de Saúde de Angra do Heroísmo, organizadora da acção que decorre hoje a qual, pela sua relevância, em muito contribuirá para a partilha de experiências e reflexão profissional de modo a que se perspectivem respostas concertadas em termos de intervenção multidisciplinar.

O encontro conta com a presença do médico neuropediatra Nuno Lobo Antunes e destina-se a abordar temas relacionados com as perturbações do desenvolvimento das crianças, entre as quais o autismo.

Para a Directora Regional da Saúde será uma oportunidade de se obterem cada vez melhores respostas aos desafios que se colocam neste campo.



GaCS

Sem comentários: