quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Portal dos Centros de Ciência dos Açores promove divulgação da cultura científica


Para assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica, a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos apresentou publicamente o novo portal que reúne os Centros de Ciência dos Açores


(http://centrosciencia.azores.gov.pt).

O portal assume-se como "uma importante ferramenta Web para a divulgação da cultura científica e tecnológica e promoção das actividades desenvolvidas por cada um dos seis Centros de Ciência dos Açores, unindo a rede num espaço virtual comum, potenciando assim um sentido de roteiro de ciência, mas valorizando a individualidade e especificidade temática de cada um".

O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos sublinhou a relevância desta iniciativa porque, sublinha, está ao serviço da difusão da cultura científica e contribui para motivar, nos Açores, o crescimento da sociedade do conhecimento.

O Governo dos Açores "tem travado uma luta permanente para alcançar, na área da ciência e tecnologia, três objectivos essenciais: trazer cada vez mais emprego qualificado para a Região, elevar o nível científico e cultural da nossa população e permitir que a economia real ganhe com a Sociedade do Conhecimento", disse.

“Todos os projectos que temos financiado têm cumprido para a concretização destes ideais. Queremos implementar uma verdadeira Sociedade do Conhecimento nos Açores, que seja cada vez mais forte e que tenha também, no futuro, impactos na economia regional”, sublinhou o governante.

José Contente transmitiu uma mensagem de confiança, acreditando que persistindo neste caminho com determinação, “um dia vai dar frutos. Estamos a dar os passos de um movimento, silencioso, sério mas não ingénuo, para projectar os Açores a nível internacional. Os Açores, posso dizê-lo, são já reconhecidos por estes projetos pioneiros que temos desenvolvido nas ilhas, ao nível de tecnologias de ponta”.

O portal apresentado hoje divulga o calendário de actividades, notícias, exposições e projectos concretizados em cada um dos Centros de Ciência e pretende criar, inclusivamente, sectores especiais destinados a públicos específicos, nomeadamente vocacionados para a comunidade escolar e para públicos específicos.

Recorde-se que existem nos Açores seis Centros de Ciência: o Observatório do Mar, na Horta (OMA), o Observatório do Ambiente, em Angra do Heroísmo (OAA), o Observatório Astronómico de Santana, na Ribeira Grande (OASA), o Observatório Vulcanológico e Geotérmico, na Lagoa (OVGA), o Observatório Microbiano, nas Furnas (OMIC) e o Expolab, na Lagoa.



GaCS

Sem comentários: