quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Governo e associações analisam situação da agricultura


Os investimentos previstos no Plano da Região para o próximo ano, para a área da agricultura, foi um dos assuntos analisados no final da tarde desta quarta-feira em reuniões entre o Secretário Regional da Agricultura e Florestas e as direcções das duas associações de agricultores da ilha Terceira.



Nos encontros com a Associação Agrícola da Ilha Terceira e com a Associação de Jovens Agricultores Terceirenses, Noé Rodrigues teve oportunidade de detalhar os investimentos previstos para a ilha, nomeadamente na área do ordenamento agrário, com melhoria das acessibilidades às explorações, com o reforço do sistema de captação, armazenamento e distribuição de água e electrificação das explorações.

Conforme disse o governante aos jornalistas, no final dos encontros, “são investimentos fundamentais para continuarmos a promover a sustentabilidade das explorações agrícolas da Região”.

O processo negocial da nova Política Agrícola Comum (PAC), “nomeadamente no que diz respeito às propostas da Comissão e à formação de uma opinião na Região quanto a esta matéria”, tema que já foi apreciado noutra reunião com a Federação Agrícola dos Açores, esteve também em debate.

Noé Rodrigues disse ainda aos jornalistas que mereceu especial atenção nas reuniões a questão dos mercados agrícolas, nomeadamente “sobre o desenvolvimento que estamos a fazer na Região, comparativamente com o que se verifica nas outras regiões agrícolas do País e da Europa, no sentido de sabermos, em concreto, em que áreas devemos colocar maior atenção e maior investimento”, apostando em alternativas.

Nesse campo, foi focado, novamente, o peso que a diversificação de produções pode ter no rendimento dos agricultores e no desenvolvimento da Região.



GaCS

Sem comentários: