quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Diretor da Cultura considera importante debater o fenómeno da tauromaquia


O Diretor Regional da Cultura considerou hoje, em Angra do Heroísmo, ser importante debater o fenómeno tauromáquico, não só na vertente do espetáculo, mas em todas as suas componentes.



Jorge Bruno falava na sessão de abertura do II Fórum Mundial da Cultura Taurina, a que presidiu, em representação do Presidente do Governo, uma iniciativa da Tertúlia Tauromáquica Terceirense (TTT), que reúne na Terceira, durante três dias, especialistas e aficionados de 10 países.

Depois de salientar que este encontro – já na segunda edição –, começa “a consolidar uma presença no calendário de turismo de congressos e de encontros de especialistas, que o Governo tem vindo a estimular e a apoiar”, o Diretor Regional disse que a tauromaquia, “como expressão da cultura portuguesa, encontra correspondência nos Açores, em especial no território da ilha Terceira”, onde o fenómeno se regista “há séculos”.


Jorge Bruno elogiou o papel “dedicado” da TTT no presente, em encontrar “um espaço próprio e qualificado, não só no âmbito do espetáculo taurino, como também no âmbito da sua análise, do seu conhecimento, enquanto fenómeno do domínio das manifestações culturais de ordem antropológica, no quadro daquilo que hoje se designa por património cultural imaterial”.


O diretor regional elogiou, ainda, as temáticas escolhidas para debate, nomeadamente a divulgação e comunicação à volta de todas as componentes da cultura taurina que, considerou, “não pode deixar de ter lugar na nossa sociedade contemporânea, respeitando, naturalmente, aquilo a que o ordenamento jurídico nacional e regional obriga”.



GaCS

Sem comentários: