sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Governo considera que proposta do PP vem regular uma matéria que já existe na Região


A Secretária Regional da Educação e Formação adiantou aos jornalistas que a proposta do CDS-PP para empréstimo de manuais escolares “vem melhor regular, como o próprio explica no preâmbulo do diploma, uma matéria que já existe na Região, ou seja, as escolas da Região já podem proceder, no âmbito da sua autonomia e de acordo com o que está disposto no Estatuto do Aluno, ao empréstimo de manuais escolares. Não é uma inovação e uma novidade: digamos que é regular de uma forma mais detalhada uma questão que já existe e que já está à disposição das unidades orgânicas, aliás, muitas delas já o fazem”.



Cláudia Cardoso, que falava à margem dos trabalhos no parlamento açoriano, referiu assim que “esta não é uma questão nova, é mais um contributo num debate que é, esse sim, alargado, nos apoios que damos no âmbito da Ação Social Escolar”.


A governante lembrou ainda que “a Região dispõe de um regime de ação social escolar que é francamente favorável, quando comparado com o do Continente e com o da Madeira, e que está neste momento a ser reformulado”.


Cláudia Cardoso salientou que o investimento anual nesta área ronda os 11 Milhões de Euros, “o que daria para construir uma grande escola na nossa região todos os anos. Nós apoiamos de forma muito significativa as famílias e não apoiamos apenas ao nível dos manuais escolares. Apoiamos nas refeições, apoiamos no transporte escolar e apoiamos também nos manuais escolares, mas dentro dos próprios manuais escolares vamos ainda mais longe: damos apoio ao nível de aquisição de equipamento informático e damos apoio ao nível de aquisição de outro tipo de recurso didático-pedagógico que os alunos precisem”.



GaCS

Sem comentários: