segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Governo investe mais de 1,8 ME na construção da 1ª fase da EBI Rui Galvão de Carvalho


A Secretária Regional da Educação e Formação assinou esta manhã o contrato da 1ª fase do projeto de construção da EBI Rui Galvão de Carvalho, em Rabo de Peixe.



Uma obra que tem um prazo de execução de 12 meses, representando um investimento de 1 milhão e 840 mil euros, acrescidos de IVA à taxa legal.


Nesta primeira fase, será construído um novo edifício constituído por dois pisos, sendo que, no piso 0, vai ficar localizado o núcleo de Educação Especial, com salas de aula e respetivas salas de educação plástica, gabinetes de apoio aos professores, instalações sanitárias e arrumos.


Já no piso 1, contam-se as restantes salas de aula e salas de educação plástica, arrumos e instalações sanitárias.


Este novo edifício terá assim 18 salas de aula: 6 salas adaptadas à educação especial, 10 salas de educação plástica, 12 arrecadações para material didático, 3 salas de trabalho, 1 gabinete de atendimento, nomeadamente a encarregados de educação, 1 espaço técnico, 1 sala de arrumos para a limpeza e 14 instalações sanitárias adaptadas aos diversos grupos etários que compõem a comunidade escolar.


Na cerimónia de assinatura do contrato, Cláudia Cardoso salientou que “ao melhorarmos e ampliarmos os recursos físicos e as infraestruturas da Escola BI Rui Galvão de Carvalho, alargamos a sua capacidade infraestrutural, já que, no presente ano letivo, esta escola conta com 1105 alunos do 2º, 3º ciclos, ensino regular, programa Oportunidade, cursos Reativar e PROFIJ”.


Finalizada a obra, cujo contrato foi hoje assinado, os alunos passarão “a usufruir de condições mais adequadas à sua aprendizagem, já que não será mais necessário recorrer ao desdobramento das turmas e será já possível lecionar a matriz curricular em vigor para os 2º e 3º ciclos, sem os atuais constrangimentos de salas”, disse.


A Escola BI Rui Galvão de Carvalho passará assim a dispor de condições para lecionar as cargas horárias da matriz curricular em vigor, na Região Autónoma dos Açores, para o ensino básico.


A governante lembrou ainda que a 1ª fase do projeto da Escola BI Rui Galvão de Carvalho insere-se numa “operação alargada de reestruturação da rede escolar do sistema educativo regional que o Governo Regional, através da Secretaria competente na área da Educação, tem vindo a promover em passos seguros e determinados, no seu investimento na Rede Escolar Regional”, onde em São Miguel é de salientar o investimento na nova Escola de Água de Pau, na requalificação do bloco sul da Escola Secundária Domingos Rebelo ou ainda na nova Escola Básica Integrada de Ponta Garça, sem esquecer as novas instalações da Escola Gaspar Frutuoso, na Ribeira Grande.


O contrato hoje assinado é ainda prova da preocupação do Governo dos Açores em “celebrar contratos com as empresas da nossa região e procurar, não só hoje mas noutros que futuramente celebraremos, fazer com que as nossas empresas tenham aqui um lugar especial. É isso a que hoje assistimos, é isso que procuramos fazer, dando coesão à nossa economia e também permitindo a sua sustentabilidade por essa via” ” disse.


A nível regional, salientou a governante, “os investimentos que estão programados, com as escolas que inaugurámos no ano passado e outras que estão em curso, uma que será inaugurada antes do início do próximo ano letivo, em Água de Pau e outras que lançaremos, a ampliação da Domingos Rebelo, também a Gaspar Frutuoso aqui no Concelho da Ribeira Grande que estimamos possamos o auto de consignação decorrerá a breve trecho, todas essas escolas perfazem um montante superior a 43 milhões de euros, que é um investimento muito significativo”.


Investimentos que são a prova da intenção do Governo dos Açores em “requalificar e modernizar os edifícios das nossas escolas, devolvendo-lhes dignidade, eficácia e funcionalidade, criando condições para a prática de um ensino moderno, que não esquece os problemas específicos dos alunos com necessidades educativas especiais”, salientou a titular da pasta da Educação.


Cláudia Cardoso lembrou ainda que “este esforço no investimento de infraestruturas mais adequadas a um ensino para todos, de exigência e de qualidade, traz também responsabilidades acrescidas a cada interveniente no processo educativo. A meta de cada um de vós, professores, pais, alunos e membros desta comunidade, deverá ser sempre fazer mais e melhor, pois só o sucesso educativo abre portas a uma boa qualificação da nossa população escolar. Acreditamos em equipamentos de qualidade e, sobretudo, acreditamos no trabalho de cada um”.



GaCS

Sem comentários: