sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Direção Regional da Cultura promove debate sobre património dos Açores


O Diretor Regional da Cultura, Jorge Bruno, participou, ontem à noite na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, num colóquio intitulado “Património Perto de si”, cujo objetivo foi problematizar o entendimento que hoje existe sobre o património cultural.



De acordo com Jorge Bruno, a partir do próximo mês de março, o jornal “Açoriano Oriental”, em parceria com a Cresaçor e com a Direção Regional da Cultura, passará a publicar semanalmente uma página dedicada ao património da Região Autónoma dos Açores.


Na reunião de ontem, foram apresentados os objetivos desta página sobre património, que passará a ser lançada naquele jornal diário.


O Diretor Regional da Cultura sublinhou que o património divide-se em duas grandes áreas, o património material e o imaterial. O primeiro refere-se ao património imóvel, construído e edificado e ainda ao património móvel, como sejam, entre outras, as esculturas, as pinturas, etc.. Na outra vertente, o património imaterial, ou intangível, faz alusão a todas as outras expressões, que constituem vivências culturais de uma comunidade.


O grande sentido desta iniciativa é fazer com que as “populações estimem, valorizem e preservem o património açoriano, para que possam também transmiti-lo às gerações futuras”, afirmou o responsável.



GaCS

Sem comentários: