quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Governo cria plataforma eletrónica para acompanhamento da investigação científica


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos anunciou hoje que o Governo Regional está a preparar uma plataforma eletrónica inédita no país na qual serão integrados todos os projetos de natureza científica desenvolvidos e apoiados nos Açores.



José Contente confirmou que essa plataforma eletrónica estará operacional até ao final do primeiro semestre e que o objetivo é, além de incluir o investimento público na área científica, também integrar os montantes aplicados à investigação científica por outras entidades não governamentais, nomeadamente empresas.


“Esta é uma ferramenta importante, fundamental e inédita no país, a partir da qual poderemos saber, com rigor, qual é o valor alocado à investigação científica na Região Autónoma dos Açores. Esta é uma plataforma que vai servir para toda a administração regional e todas as entidades que investem na investigação científica”, sublinhou o governante.


O Secretário Regional, que presidiu hoje à reunião da Comissão Interdepartamental para a Ciência e Tecnologia, que decorreu em Angra do Heroísmo, destacou ainda que ao nível das bolsas de doutoramento e pós-doutoramento existe uma equipa de consultores externos que avaliam a relevância científica das candidaturas.


O governante esclareceu que para além da avaliação que é feita pela administração regional relativamente ao índice de interesse regional de uma candidatura às bolsas de investigação, existe uma outra equipa, com peritos externos, que com uma ponderação de 60 por cento da avaliação, analisam a pertinência e valor científico das propostas candidatas ao apoio da tutela ao nível da investigação científica.


“Quando estão em causa bolsas de pós-doutoramento e doutoramento, ou projetos de investigação de uma maneira global, a avaliação científica desses projetos é feita por consultores externos e não por técnicos da administração”, acrescentou José Contente.



GaCS

Sem comentários: