quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Governo dos Açores institui Prémio de Excelência Desportiva


Os clubes desportivos e as associações de modalidade ou desportos vão poder candidatar-se ao Prémio de Excelência Desportiva, instituído pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional do Desporto.



Este prémio, criado através da Portaria N.º 24/2012 de 13 de fevereiro, vem materializar aquele que era o compromisso inscrito no objetivo 5 do Programa do Governo, de “promover a melhoria da organização e gestão do movimento associativo”, nomeadamente através da criação de um “prémio de excelência desportiva destinado a reconhecer, anualmente, as entidades do associativismo desportivo que se distingam pela sua qualidade organizativa e de desempenho”.


Apresentado esta tarde numa conferência de imprensa promovida pelo Diretor Regional do Desporto, o prémio será atribuído anualmente a um clube desportivo e a uma associação de modalidade ou de desportos, com o objetivo de contribuir para a promoção e melhoria da organização e gestão do movimento associativo, sendo também um reconhecimento público das entidades que se distingam pela qualidade organizativa e de desempenho da sua atividade e que, como tal, possam servir de modelo.


Na apresentação, António Gomes salientou que o Prémio de Excelência Desportiva “utiliza dois grandes valores: o valor da qualidade organizativa e o valor da qualidade do desempenho” o que “quer dizer que não basta ser bem organizado ou não basta ter bom desempenho desportivo: é preciso aliar as duas vertentes”.


O prémio, que tem um incentivo financeiro de 3 mil euros, permitirá também “a utilização nas suas funções desportivas, da referência “Prémio de Excelência Desportiva”, o que quer dizer que as duas entidades que receberem este prémio poderão e deverão utilizá-lo em todas as atividades, fazendo disso um uso diário” salientou o Diretor Regional.


Na entrega do prémio, que ocorrerá em simultâneo com a Gala do Desporto Açoriano, será também entregue uma placa alusiva ao mesmo.


António Gomes deixou o desafio ao movimento associativo, para que se candidate a este novo Prémio de Excelência Desportiva.


Essa candidatura é feita através de formulário próprio, disponível no espaço da Direção Regional do Desporto, no portal da internet do Governo dos Açores, podendo ser entregue até ao final do mês de fevereiro.


O clube desportivo e a associação de modalidade ou de desportos que vencerem o prémio este ano, só poderão recandidatar-se passados 3 anos.



GaCS

Sem comentários: